Assim como a bolha da Internet do início do milênio fez com que as empresas compradoras de TI revissem sua estratégia de digitalização, o momento atual de crise e retração dos mercados tende a propiciar a transição parcial dos investimentos em tecnologias de vanguarda com foco em inovação e diferenciação, para a adoção de tecnologias voltada à eficiência e redução de custos.
Entregar mais por menos passa a ser o mantra do setor, com as empresas buscando o melhor equilíbrio entre o bottom-line em custo e o investimento em inovações para a manutenção de suas altas margens de crescimento.
Novas soluções e formatos de entrega dos produtos e serviços são essenciais, seguindo benchmarks como a evolução do software por licença para o software como serviço (SAS) e dos ambientes e ferramentas interativas para atividades colaborativas.
Por sua vez, a realização de parcerias entre produtores de infra-estrutura, servidores e devices (hardware) com desenvolvedores de aplicações e softwares e produtores e distribuidores de conteúdopara obter benefícios mútuos em plataformas compartilhadas fornece o novo modelo de negócio Convergente.
Enquanto o valor econômico migra do tangível para o intangível, as empresas do setor de TI e Internet precisam encontrar os caminhos para amplificar e fomentar a geração e manutenção de tal valor através de novos modelos de comunicação, gestão de informações, inteligência, conhecimento, inovação, gestão, planejamento e estratégia.
Portanto, a aquisição de competências corporativas como Planejamento Estratégico; desenvolvimento e implementação de Estratégias Comerciais, de Posicionamento de Produtos e Serviços e de Relacionamento com Clientes; práticas de Gestão do Conhecimento e Inteligência de Mercado; e compreensão e Gestão de Ativos Intangíveis são cada vez mais prementes.