A tendência de migração das atividades de TI tradicionais para a TI como Serviço vem ganhando destaque e popularidade nos principais mercados compradores de tecnologia, de pequenas à grandes empresas.
Segundo estimativas da E-Consulting Corp., o mercado de Serviços de TI representará em 2015, cerca de 37% das compras de TI nas grandes empresas. Um número significativo, mesmo sem considerar as demais atividades alvo de Serviços Profissionais em outras áreas como Recursos Humanos, Finanças, Logística, etc.
Dentre as principais linhas de serviço e oferta com crescimento para
- Gerenciamento de Aplicações on-site e off-site
- SaaS (Software As A Service)
- Software Streaming
- BPU (Business Process Utility)
- Outsourcing de Impressão
- Infrastructure Utility
- Cloud Computing
O crescimento de tais aplicações retrata um o movimento natural do mercado de Serviços de TI, através da qual serviços mais tradicionais e em fases mais avançadas de suas curvas de maturidade dão lugar a serviços de maior valor agregado, especialmente terceirizações, que visam maiores margens e ganho operacional.
Neste contexto, as possibilidades de geração de novas oportunidades de mercado e redução de custos sistêmicos derivam da adoção de melhores práticas de Inteligência Competitiva, Estratégias de Evolução e Adoção de Tecnologias de Ruptura, Gestão do Relaconamento com Clientes e Gestão do Conhecimento.