Segundo dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção), o Brasil está na lista dos 10 principais mercados mundiais da indústria têxtil, bem como entre os maiores parques fabris do planeta. O país está entre os cinco principais países produtores de confecção e é hoje um dos oito grandes mercados de fios, filamentos e tecidos.
Com tal potencial e atratividade, o setor passou por grandes transformações nos últimos anos, com o aporte de capital estrangeiro na aquisição marcas e criação de house of brandsformadas por empresas de renome e destaque no mercado nacional.
No lado da produção, a indústria têxtil, como fornecedora da matéria-prima necessária à criação – tanto das tendências e modismos de cada estação quanto dos novos materiais para aplicações técnicas – necessita imprimir um ritmo de inovação intenso, com a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, tecidos, fios, fibras, fios, etc.
Adotar as melhores práticas de Branding, Gestão de Ativos Intangíveis, Otimização de Cadeias de Valore Estratégias de Adoção de Novas Tecnologias Produtivas como forma de rentabilizar os investimentos em pequisa e desenvolvimento, ampliar a capacidade e efetividade da cadeia produtiva e como suporte aos processos de gestão é essencial para competir no mercado volátil e intenso como o setor de Moda e Têxtil.