A crise mundial já causou impacto no setor agrícola, confirmado pelo primeiro prognóstico de safra 2009 realizado pelo IBGE, que aponta uma queda de 5,9% no volume de produção em relação a 2008.
Os efeitos da crise no setor de agrobusiness chegam, sobretudo, nos investimentos, já que o produtor, com acesso reduzido ao crédito, abre mão do uso de tecnologia produtivas e melhores práticas, com impacto direto em sua produtividade. A alta nos preços dos insumos, o recuo na cotação de commodities agrícolas e a flutuação incerta do câmbio contribuem apenas para esfriar o setor.
Não bastasse a conjuntura, o produtor nacional enfrenta a ameaça de investidores estrangeiros com poder de captação externa de recursos ampliando sua presença no campo brasileiro, com modelos de negócio superiores em produtividade (através da mecanização, novas técnicas de plantio, logística, gestão, etc) e com capacidade de alavancagem financeira e melhor acesso aos mercados internacionais.
Desenvolver Estratégias de Evolução Tecnológica de Impacto na Gestão da Produção e na Cadeia de Distribuição e adotar atividades consistentes de Inteligência de Mercado para acompanhamento dos ciclos de demanda são iniciativas essenciais.