Portal E-Commerce Brasil, Agosto, 2017
O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, que mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações com o consumidor final, aponta o segmento varejista como o setor econômico mais maduro quando o assunto é propiciar novos incrementos na interação com o cliente. De acordo com o levantamento desenvolvido pela consultoria DOM Strategy Partners, das 50 empresas mais inovadoras, 43% tem atuação no varejo.
A análise sinaliza que o varejo atualmente é o setor que entrega uma melhor experiência de relacionamento ao cliente porque foca as suas ações estratégias à fatores como oferta de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento.
Outro critério importante avaliado pela pesquisa da DOM é a iniciativa do varejo em levantar bandeiras e causas atuais da sociedade como empoderamento da mulher, justiça social e a valorização da diversidade como forma de aproximação com o público.
Com isso, a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor. “Uma boa ideia não é suficiente. Ela precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
O estudo traz nomes como Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks. O destaque fica para o Magazine Luiza. A varejista de eletroeletrônicos saltou de 95º colocada para 9º no ranking das 50 melhores colocadas. Um dos motivos da ascensão, segundo Domeneghetti, foi a postura adota pela marca ao integrar o físico e online com a disponibilização de vários canais de relacionamento para o cliente.
“O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente. Houve disponibilidade, posicionamento da marca e uso de canais alternativos, três critérios importantes para inovar”, completa o executivo que também é especialista em inovação corporativa.
Em sua quarta edição, o estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores, e secundárias, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas nos últimos 12 meses.
Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil.
Empresa | Segmento | Nota |
Apple | Serviços Digitais | 9,21 |
Nespresso | Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food | 9,19 |
Netflix | Serviços Digitais | 9,16 |
O Boticário | Varejo – Higiene e Cosméticos | 9,14 |
Itaú Unibanco | Bancos e Serviços Financeiros | 9,13 |
Starbucks | Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food | 9,11 |
Serviços Digitais | 9,09 | |
Chilli Beans | Varejo – Óticas, Joias e Adereços | 9,09 |
Magazine Luiza | Varejo – Eletro | 9,09 |
Mercado Livre | Varejo On-line | 9,09 |
Uber | Serviços Digitais | 9,08 |
XP Investimentos | Bancos e Serviços Financeiros | 9,07 |
Hospital Israelita Albert Einsten | Saúde | 9,07 |
Santander | Bancos e Serviços Financeiros | 9,06 |
Bradesco | Bancos e Serviços Financeiros | 9,06 |
Youse | Seguros | 9,06 |
Porto Seguro | Seguros | 9,05 |
99 | Serviços Digitais | 9,05 |
Reserva | Varejo – Vestuário e Moda | 9,04 |
Caixa | Bancos e Serviços Financeiros | 9,04 |
Ipiranga | Distribuição | 9,04 |
Banco do Brasil | Bancos e Serviços Financeiros | 9,04 |
Claro | Convergência | 9,03 |
Multiplus | Fidelidade | 9,03 |
Whirlpool | Bens de Consumo Duráveis | 9,03 |
Riachuelo | Varejo – Vestuário e Moda | 9,03 |
Open English | Varejo – Educação | 9,02 |
Smart Fit | Varejo – Turismo & Serviços | 9,02 |
The Beauty Box | Varejo – Higiene e Cosméticos | 9,02 |
Ultrafarma | Varejo – Farmácias | 9,01 |
Nubank | Bancos e Serviços Financeiros | 9,01 |
Carmen Steffens | Varejo – Vestuário e Moda | 9,01 |
Wine.com.br | Varejo – Varejo On-line | 9,00 |
Coca-Cola | Bens de Consumo não duráveis | 9,00 |
Dr. Consulta | Saúde | 8,99 |
Natura | Varejo – Higiene e Cosméticos | 8,98 |
Schutz | Varejo – Vestuário e Moda | 8,98 |
RaiaDrogasil | Varejo – Farmácias | 8,96 |
Nestlé | Bens de Consumo Não Duráveis | 8,92 |
P&G | Bens de Consumo Não Duráveis | 8,90 |
Serviços Digitais | 8,84 | |
Academia Bio Ritmo | Varejo – Turismo & Serviços | 8,83 |
Trivago | Varejo – Turismo & Serviços | 8,79 |
Estante Virtual | Varejo – Varejo On-line | 8,79 |
Avianca | Aviação | 8,78 |
Banco Original | Bancos e Serviços Financeiros | 8,77 |
Beauty’in | Bens de Consumo Não Duráveis | 8,71 |
Netshoes | Varejo – Varejo On-line | 8,66 |
Vaniday | Varejo – Varejo On-line | 8,62 |
CVC | Varejo – Turismo & Serviços | 8,61 |