7 Hot Techs®: a Inovação se Tornando Realidade

Anualmente, o TechLab® (laboratório de pesquisas e análise de tecnologias) do Grupo ECC divulga o estudo anual “7 Hot Techs®”, que aponta as principais tendências tecnológicas a se acompanhar nos anos futuros. Sempre reforçamos aos analistas, pesquisadores e consultores de nossa equipe que procurem selecionar as tecnologias e conceitos tecnológicos que, apesar de no momento poderem ser […]

Saiba Mais

The Ultimate Experience

Assim como a digitalização da música alterou drasticamente o panorama da indústria fonográfica, o potencial de novas tecnologias que permitam a virtualização e intangibilização (bits e bytes) de produtos e serviços que atualmente não imaginamos possíveis fará o mesmo com vários setores que parecem imunes. Trazemos alguns destes exemplos da evolução da experiência sensorial através […]

Saiba Mais

Sustentabilidade é Inovação em Gestão?

O conjunto de crenças e orientações adquire validade à medida que o universo é percebido e interpretado pela estrutura cognitiva dos indivíduos, proporcionando-lhes uma fórmula prescrita que funciona como um guia para ação e julgamentos individuais e coletivos, servindo ao mesmo tempo de instrumento de controle, de conflito, de integração e seleção/escolha/consumo. Esse conjunto de […]

Saiba Mais

A Ideologia no Fundamento do Marketing e do Branding

O conjunto de crenças e orientações adquire validade à medida que o universo é percebido e interpretado pela estrutura cognitiva dos indivíduos, proporcionando-lhes uma fórmula prescrita que funciona como um guia para ação e julgamentos individuais e coletivos, servindo ao mesmo tempo de instrumento de controle, de conflito, de integração e seleção/escolha/consumo. Esse conjunto de […]

Saiba Mais

O Valor dos Ativos, o Poder da Percepção e o Efeito Borboleta

Temos defendido a tese de que o valor dos chamados ativos intangíveis depende, eminentemente, da percepção de valor atribuída pelos stakeholders externos a estes ativos. Assim, as práticas de sustentabilidade de uma empresa só valem se as comunidades envolvidas, a sociedade e as ONGs de direito atribuírem valor a elas; o modelo de governança corporativa […]

Saiba Mais

Balanço de Ativos Intangíveis: Realidade Inexorável

A importância de se adotar um Balanço de Ativos Intangíveis, tanto de forma gerencial, para o direcionamento estratégico, tático e operacional das atividades corporativas, como para o mercado, visando validar o horizonte estratégico adotado e o destino de aplicação dos investimentos e do capital aportado por acionistas e demais stakeholders de relevância, é parâmetro crucial […]

Saiba Mais

Ativos Intangíveis Valem o Quanto Pagam

De acordo com o pronunciamento do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) um ativo intangível é um ativo não monetário, identificável sem substância física ou, então, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), sendo identificável quando satisfaz a 2 critérios básicos:  É separável, ou seja, pode ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, […]

Saiba Mais

A Crise do Capitalismo e os Novos Ativos

O capitalismo, como o sistema econômico que mais resultados positivos trouxe para a economia e as nações globais, agoniza e recebe questionamentos de todos os agentes econômicos. A cada dia, os principais periódicos mundiais trazem depoimentos de gurus econômicos, autoridades monetárias e formadores de opinião mostrando a indignação e irritação quanto à maneira incestuosa com […]

Saiba Mais

Laboratório para a Alquimia Estratégica

A cultura popular ensina que é na crise que se cresce. É um momento propício para rever antigas crenças, analisar os erros cometidos e objetivar crescer para um patamar superior ao anterior. Vale para pessoas, vale para empresas. A revisão de um modelo – no caso o econômico – como a que começamos a viver […]

Saiba Mais

Os 13 Fatores Determinantes no Sucesso das Empresas de 2003 e… a Crise de 2008

Em 2003, portanto há 6 anos, produzimos no Strategy Research Center um Estudo chamado “Os 13 Fatores que Irão Nortear a Competitividade das Empresas nos Próximos 10 Anos”. Este estudo foi intensamente discutido, apresentado, debatido e criticado em diversos fóruns nacionais e internacionais, tanto acadêmicos, como corporativos. O momento que vivemos nos motivou a recuperar […]

Saiba Mais

Carregar mais Antigos