Desmistificando os Intangíveis: a Prova dos 9

O real valor das empresas atualmente não está mais nos balanços. Nenhum investidor razoável pode se dar ao luxo de analisar uma empresa como ativo somente tendo como seu balanço como guia. Lá, de forma transparente, estão relacionados somente os ativos tradicionais das corporações, como máquinas, estoques, volumes de vendas, edificações, performance financeira, dentre outros. […]

Saiba Mais

A Relevância do Valor Intangível para as Empresas

Dependendo do segmento da economia em que uma empresa esteja inserida há maior ou menor incidência do valor dos intangíveis em seu valor de mercado. Segundo estudos da DOM Strategy Partners, empresas de Educação e Treinamento possuem 59% de seu valor nos intangíveis, enquanto as empresas do setor de Tecnologia da Informação possuem 53%, Internet, […]

Saiba Mais

Múltiplas Escolas Estratégicas, Única Escola de Gestão

Na 4ª edição da newsletter DOM Strategy Report publicamos o artigo “Escolas Estratégicas e seu Papel na Competitividade Atual”, em que abordamos o tema Estratégia analisando a forma como os principais pensadores do passado e da atualidade formaram e influenciaram as diversas gerações de executivos e suas corporações na concepção das melhores estratégias corporativas. Falamos […]

Saiba Mais

Reputação Corporativa: da Governança ao Marketing

A reputação está no centro de todas as interações humanas. É o fator principal no processo das escolhas que fazemos conscientemente. É por causa dela que maridos escolhem esposas, empregadores selecionam funcionários, fiéis aderem a religiões, eleitores votam em políticos, clientes privilegiam marcas e investidores valorizam companhias. Reputação é praticamente tudo que uma empresa pode […]

Saiba Mais

A Guerra Nossa de Cada Dia

Um dos mais evidentes símbolos a que se pode atribuir de forma organizada o desenvolvimento da arte da estratégia nos remete há aproximadamente 2.500 anos, mais especificamente ao general chinês Sun Tzu, que afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia […]

Saiba Mais

Embarque nessa… ou melhor dizendo… “intangibilize-se, ou morra!”

“Intangibilize-se ou morra”. A frase é do jornalista e futurólogo americano Alvin Toffler, autor de Riqueza Revolucionária. Para ele, não é possível afirmar se estamos lidando bem ou mal com os elementos intangíveis, ou se as empresas os estão protegendo ou não. Mas fato é que nunca antes houve algo parecido na história do capitalismo. […]

Saiba Mais

Embarque nessa… ou melhor dizendo… “intangibilize-se, ou morra!”

“Intangibilize-se ou morra”. A frase é do jornalista e futurólogo americano Alvin Toffler, autor de Riqueza Revolucionária. Para ele, não é possível afirmar se estamos lidando bem ou mal com os elementos intangíveis, ou se as empresas os estão protegendo ou não. Mas fato é que nunca antes houve algo parecido na história do capitalismo. […]

Saiba Mais

Escolas Estratégicas e seu Papel na Competitividade Atual

As empresas, como qualquer agrupamento humano, justificam a união dos indivíduos que a compõem, pelo interesse comum partilhado. Porém, mais do que consensar em relação aos fins, uma empresa só justifica sua existência, se o caminho definido para atingir os objetivos comuns for claro para seus integrantes e se estiver formalizado em sua estratégia corporativa. […]

Saiba Mais

Intangíveis Demandam Gestão para Gerarem Valor… Inclusive em Fusões e Aquisições

Intangíveis sozinhos não fazem milagre. A maioria das empresas poderá precisar aumentar o poder destes ativos por intermédio de aquisições, parcerias ou licenciamentos. Uma combinação de ativos tangíveis, intangíveis, adquiridos ou licenciados são necessários para criar uma estratégia de posicionamento lucrativa a longo prazo. Mas para aumentar o poder destes ativos, e criar valor de […]

Saiba Mais

A Governança Corporativa como Ativo e seu Papel Estratégico

O Brasil atravessa um momento único em sua história. De um lado, empresas familiares ganham força no mercado, crescem a taxas expressivas e saltam aos olhos de potenciais investidores. De outro, companhias mais consolidadas estruturam-se para abrir seu capital e lançar ações em bolsas de valores no País e fora dele. Com isso, surgem os […]

Saiba Mais

Carregar mais Antigos