Gerenciando a Metade do Investimento em Marketing Que Vai para o Lixo

Existe uma máxima dentre os profissionais de marketing de que “metade do dinheiro investido em marketing vai para o lixo, só não se sabe qual metade”. Apesar de dita sempre em tom de sátira ou gozação, o fundo de verdade desta afirmação não deixa de transparecer: se o Marketing não gera resultados tangíveis ou perceptíveis […]

Saiba Mais

P: Como Justificar os Gastos e Investimentos em Ativos Intangíveis? R: Modelo IAM®

  Empresas líderes dos mais variados segmentos têm utilizado a Metodologia IAM® para responder adequadamente às perguntas acima e, com isso, têm se mostrado mais eficientes na correta Identificação, Categorização, Medição e Gerenciamento dos chamados Ativos Intangíveis Estratégicos. 1. Valor de Mercado x Valor Contábil Desde 2007 temos defendido a tese de que os Ativos Intangíveis […]

Saiba Mais

Viva o Código de Defesa do Consumidor!

Há 20 anos o CDC foi promulgado. Sua consolidação tornou-se referência de cidadania para a sociedade. E mais, influenciou outros países a adotarem algo similar pelo seu caráter de vanguarda. Entre as principais conquistas do código podemos citar a inclusão da data de validade em todos os produtos perecíveis – prática sem equivalência em outros […]

Saiba Mais

A Gestão de Intangíveis na Prática: O Modelo IAM

Na Era do Conhecimento, os Ativos Intangíveis (Marcas, Tecnologia, Relacionamentos, Sustentabilidade, Clientes e Consumidores, Inovação, Governança Corporativa, Conhecimento, Talentos, dentre outros) representam grande parte do valor de uma empresa, a diferença entre seu valor de mercado e seu valor contábil. Mensurar e gerenciar os intangíveis é tarefa fundamental para a sobrevivência e competitividade de qualquer […]

Saiba Mais

As Cinco Competências dos Líderes no Mundo Empresarial Reconfigurado*

*César Souza é presidente da EMPREENDA, consultor, palestrante  e autor de VOCE É O LIDER DA SUA VIDA (Sextante, 2007) e de CARTAS A UM JOVEM LIDER (Campus, 2010). Em um mundo empresarial reconfigurado, precisamos mudar a forma de pensar sobre como exercemos a Liderança. As competências que foram aplicáveis durante os últimos 50 anos […]

Saiba Mais

Sustentabilidade Pode Fazer Bem ou Mal para o Valor Reputacional e de Mercado das Empresas

Sobreviver corporativamente hoje e no futuro passa por entender que qualquer organização empresarial faz parte de um todo, que deve ser sustentável. Para que ela tenha sucesso, seu ambiente, formado pelo conjunto de seus stakeholders diretos e indiretos, deve ter sucesso e deve prosperar. O conceito de Sustentabilidade Corporativa está embasado no “triple bottom line”, […]

Saiba Mais

“Não Faça O Que Eu Faço, Faça O Que Eu Digo”

Em uma época onde a Sustentabilidade dita o tom do debate sobre como os negócios devem ser conduzidos, pensar a estratégia corporativa sob sua ótica é uma boa forma de encontrar novas oportunidades e caminhos para a evolução de empresas na relação com seus públicos de interesse. A Sustentabilidade – como conceito de realizar todo […]

Saiba Mais

Planejamento Estratégico Orgânico

O objetivo central de qualquer estratégia para todos os seres e orga O objetivo central de qualquer estratégia para todos os seres e organismos vivos, em primeira e mais importante instância, é a sobrevivência. A maneira como cada organismo está estruturado e a sua capacidade em evoluir para modelos de relacionamentos mais adaptativos e convergentes […]

Saiba Mais

Inteligência Competitiva: O Termômetro da Estratégia

Aqui na DOM/SP, definimos Inteligência Competitiva (IC) como o processo contínuo de monitoramento e análise estratégica dos cenários e conjunturas mercadológicas em que determinada empresa está inserida. Nosso modelo de IC está amparado em 3 dimensões-chave de acompanhamento estratégico: Inteligência de Mercado (IM), que tem por objetivo monitorar as variáveis macro-econômicas, políticas, sociais, tecnológicas e […]

Saiba Mais

Planejamento estratégico corporativo em um ambiente caótico

Vivemos numa época de não linearidade, ou seja, os vínculos causa e efeito são extremamente complexos. Assim, o desequilíbrio é a norma. Conseqüentemente, temos uma situação extremamente favorável aos flexíveis, ou seja, o desequilíbrio é um estado criativo que gera ameaças, mas principalmente oportunidades. Aliás, os sábios chineses da antiguidade, fundados nos ensinamentos de Lao […]

Saiba Mais

Carregar mais Antigos