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Relacionamento com clientes no digital é fator chave para 94% dos diretores de marketing, segundo levantamento

Falando de Gestão, Setembro, 2018

Um levantamento feito pela consultoria nacional DOM Strategy Partners divulgou os dados de sua pesquisa “O Futuro do Marketing – 2018”, e indica quais são as principais tendências e desafios do segmento sob as opiniões de 224 executivos top de marketing (gestão de clientes e comunicação corporativa), e CMOs (Chief Marketing Officer), ou seja, executivos ligados à área de marketing digital das 700 maiores empresas do Brasil, em diversos setor

São Paulo, 26/09/2018 –

Um levantamento feito pela consultoria nacional DOM Strategy Partners divulgou os dados de sua pesquisa “O Futuro do Marketing – 2018″, e indica quais são as principais tendências e desafios do segmento sob as opiniões de 224 executivos top de marketing (gestão de clientes e comunicação corporativa), e CMOs (Chief Marketing Officer), ou seja, executivos ligados à área de marketing digital das 700 maiores empresas do Brasil, em diversos setores da economia.

Segundo informações coletadas, dos 224 entrevistados, 94% garantem que o relacionamento com os clientes deverá manter-se como uma crescente dentro do mundo digital, seus diferentes canais e plataformas, como aplicativos, redes sociais e vídeos. Cerca de 35% dos líderes ouvidos, com o intuito de ampliar a abordagem comercial no ambiente virtual, provavelmente investirão mais ainda em canais digitais transacionais, como m-commerce e e-commerce.

O levantamento também revela que 44% dos profissionais ouvidos preferem substituir ou reduzir os investimentos em call centro através de plataformas interativas, como redes sociais, WhatsApp ou bots. O padrão de veiculação de anúncios, campanhas e compra de mídia também deverá sofrer impacto.

Melhorar o relacionamento com clientes é aposta para o futuro

Com a expansão da internet, hoje o cliente espera obter respostas em tempo real. Se ele está pesquisando sobre um determinado produto e antes de realizar a compra ficou em dúvida com relação a alguma especificidade, fará um questionamento sobre. Se não tiver nenhuma resposta em questão de minutos, é provável que ele busque a informação em um e-commerce concorrente, o que impedirá a fidelização desse cliente.

Os consumidores têm muito a exigir e querem que seus pedidos sejam atendidos. Ter um local específico para ouvidoria online (via chat), assim como realizar promoções que trabalhem com estratégias que eles possam se expressar é essencial para a consolidação de um e-commerce. Uma campanha nas redes sociais, por exemplo, é uma forma de possibilitar aos clientes dizer como seria o produto ideal para eles.

Concomitantemente, é preciso acompanhar os resultados colhidos e projetar uma promoção que inclua o que fora mais solicitado pela maioria com um custo-benefício diferenciado.

Personalizar o atendimento é o diferencial

Os clientes não são todos iguais, ainda que se fale de um mesmo produto ou serviço. Cada pessoa conta com um perfil que deve ser respeitado e considerado. Os comerciantes devem ser atenciosos e gentis, mesmo quando se trata de vendas online, com linguagem adequada ao grau de conhecimento do cliente. Aliás, chamá-lo pelo nome é um grande diferencial.

Resolver os problemas rapidamente deve ser prioridade

Mesmo após efetuar a venda, o relacionamento com o cliente ainda não terminou. Se, por acaso, ele apresentar alguma queixa, como dificuldade para utilizar o produto adquirido, divergência de valores, atraso na entrega, ou qualquer outro, auxilie-o.

Mais do que ajudar o cliente, isso deve ser feito de forma prática e eficaz, o mais rápido possível.

Investir em otimização de sites é a solução para alcançar o público-alvo

A Consultoria Digital é uma agência de marketing digital que visa, através de técnicas de SEO, garantir que um site ou página esteja no topo de colocações do Google durante a realização de uma busca. Por meio da otimização de sites, é possível alcançar o público-alvo e oferecer a ele tratamento exclusivo e personalizado.

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