Falando de Gestão, Setembro, 2018
Um levantamento feito pela consultoria nacional DOM Strategy Partners divulgou os dados de sua pesquisa “O Futuro do Marketing – 2018”, e indica quais são as principais tendências e desafios do segmento sob as opiniões de 224 executivos top de marketing (gestão de clientes e comunicação corporativa), e CMOs (Chief Marketing Officer), ou seja, executivos ligados à área de marketing digital das 700 maiores empresas do Brasil, em diversos setor
Um levantamento feito pela consultoria nacional DOM Strategy Partners divulgou os dados de sua pesquisa “O Futuro do Marketing – 2018″, e indica quais são as principais tendências e desafios do segmento sob as opiniões de 224 executivos top de marketing (gestão de clientes e comunicação corporativa), e CMOs (Chief Marketing Officer), ou seja, executivos ligados à área de marketing digital das 700 maiores empresas do Brasil, em diversos setores da economia.
Segundo informações coletadas, dos 224 entrevistados, 94% garantem que o relacionamento com os clientes deverá manter-se como uma crescente dentro do mundo digital, seus diferentes canais e plataformas, como aplicativos, redes sociais e vídeos. Cerca de 35% dos líderes ouvidos, com o intuito de ampliar a abordagem comercial no ambiente virtual, provavelmente investirão mais ainda em canais digitais transacionais, como m-commerce e e-commerce.
O levantamento também revela que 44% dos profissionais ouvidos preferem substituir ou reduzir os investimentos em call centro através de plataformas interativas, como redes sociais, WhatsApp ou bots. O padrão de veiculação de anúncios, campanhas e compra de mídia também deverá sofrer impacto.
Melhorar o relacionamento com clientes é aposta para o futuro
Com a expansão da internet, hoje o cliente espera obter respostas em tempo real. Se ele está pesquisando sobre um determinado produto e antes de realizar a compra ficou em dúvida com relação a alguma especificidade, fará um questionamento sobre. Se não tiver nenhuma resposta em questão de minutos, é provável que ele busque a informação em um e-commerce concorrente, o que impedirá a fidelização desse cliente.
Os consumidores têm muito a exigir e querem que seus pedidos sejam atendidos. Ter um local específico para ouvidoria online (via chat), assim como realizar promoções que trabalhem com estratégias que eles possam se expressar é essencial para a consolidação de um e-commerce. Uma campanha nas redes sociais, por exemplo, é uma forma de possibilitar aos clientes dizer como seria o produto ideal para eles.
Concomitantemente, é preciso acompanhar os resultados colhidos e projetar uma promoção que inclua o que fora mais solicitado pela maioria com um custo-benefício diferenciado.
Personalizar o atendimento é o diferencial
Os clientes não são todos iguais, ainda que se fale de um mesmo produto ou serviço. Cada pessoa conta com um perfil que deve ser respeitado e considerado. Os comerciantes devem ser atenciosos e gentis, mesmo quando se trata de vendas online, com linguagem adequada ao grau de conhecimento do cliente. Aliás, chamá-lo pelo nome é um grande diferencial.
Resolver os problemas rapidamente deve ser prioridade
Mesmo após efetuar a venda, o relacionamento com o cliente ainda não terminou. Se, por acaso, ele apresentar alguma queixa, como dificuldade para utilizar o produto adquirido, divergência de valores, atraso na entrega, ou qualquer outro, auxilie-o.
Mais do que ajudar o cliente, isso deve ser feito de forma prática e eficaz, o mais rápido possível.
Investir em otimização de sites é a solução para alcançar o público-alvo
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