Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Blog Professor Eduardo Araujo – Janeiro, 2014

 

Microsoft, Totvs e Stefanini estão entre as primeiras colocadas do top 10 mais valor realizado pela Dom Strategy Partners com o objetivo de analisar a interação das companhias com seus diferentes públicos.

Dez empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se destacaram entre as que mais interagem com o mercado brasileiro. São elas Claro, Vivo, GVT, TIM, Atento, Microsoft, Totvs, Stefanini, IBM e SAP, eleitas como as que mais geraram valor em 2013 pelo relacionamento com os seus diferentes públicos, segundo estudo realizado pela consultoria brasileira Dom Strategy Partners.

Entre estas, a primeira colocada com melhor pontuação foi a Microsoft, com nota 7,95, seguida pela Totvs (7,92) e Stefanini (7,90).

Os resultados são com base no ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – TI e Telecom. A listagem contém as dez companhias dos setores que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders.

Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

“A proposta do MVP para a área de TI e Telecom é entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners.

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias de Telecom (leia-se Contact Center, também) e Tecnologia da Informação passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.

O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela Dom com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Veja a seguir o ranking das dez empresas que aparecem no estudo com respectivas nota:

TI e Telecom/Contact Center/
Nota
Microsoft
7,95
Totvs
7,92
Stefanini
7,90
IBM
7,89
SAP
7,74
Claro
7,13
Vivo
7,04
GVT
7,02
TIM
6,96
Atento
6,82

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top