Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Tit√£s Inventures

Ranking apresenta as 50 empresas que mais geraram Valor no Brasil em 2015

Portal Administradores – Dezembro, 2015

A DOM Strategy Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa, anunciou os resultados do seu tradicional ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido. A pesquisa avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade.

Mais uma vez o Ita√ļ Unibanco lidera a lista com a nota 8,33. No ano passado, a institui√ß√£o financeira liderava com 8,24 pontos. Assim como o Ita√ļ Unibanco, as companhias que constam no top 10 da pesquisa deste ano aparecem com notas superiores as de 2015. Com este resultado, √© poss√≠vel afirmar que o levantamento atual mostra que as empresas, mesmo em tempos de crise, est√£o cada vez mais aderentes ao termo ‚Äúgera√ß√£o de valor‚ÄĚ.

‚ÄúO valor √© materializado a partir da intera√ß√£o das empresas com os diferentes p√ļblicos, em cada ativo, podendo ser tang√≠vel, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intang√≠vel como reputa√ß√£o que √© fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal √© equilibrar a gera√ß√£o e a prote√ß√£o de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atua√ß√£o e cada natureza de neg√≥cios sem esquecer, logicamente, das estrat√©gias da empresa e do interesses dos seus acionistas‚ÄĚ, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy

Ao todo foram avaliadas 200 empresas, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econ√īmico e da Exame), considerando universos estatisticamente v√°lidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos crit√©rios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62 ativos avaliados para o estudo est√£o: Efic√°cia da Estrat√©gia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governan√ßa Corporativa; Sustentabilidade; Gest√£o de Talentos; Cultura Corporativa e Inova√ß√£o, dentre outros.

Al√©m do Ita√ļ-Unibanco, ocupam as dez primeiras coloca√ß√Ķes do ranking, o Bradesco em segundo lugar com a nota 8,30. No ano passado, o banco conquistou o quarto lugar. O Banco do Brasil, de d√©cimo-quarto lugar em 2014 foi parar na terceira posi√ß√£o com a m√©dia 8,28. A BRF/ Sadia, caiu uma casa em rela√ß√£o o ano passado, mas aumentou a sua nota de 8,23 para 8,26. A Johnson & Johnson e a Whirlpool, que aparecem com a mesma m√©dia de 8,22, nesta edi√ß√£o, no √ļltimo MVP ocuparam o s√©timo e oitavo lugares, respectivamente.

O Boticário e a Nestlé também figuram empatados na lista de 2015 com a média de 8,21, o que confere o sétimo e o oitavo lugares deste ano. No ano passado, O Boticário era a segunda colocada e a Nestlé a quinta. A Ambev, sexto lugar em 2014, aparece na nono degrau atualmente, com 8,20. Para finalizar, o Santander encerra o Top 10 subindo da trigésima posição para a décima colocação com a pontuação 8,19. Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10.

Quanto à metodologia, a consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.

J√° a resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses p√ļblicos foi conquistado a partir da quantifica√ß√£o das quatro dimens√Ķes que definem o ‚ÄúValor Corporativo‚ÄĚ de uma companhia. S√£o eles: Resultados; Reputa√ß√£o (definida como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.

Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):

1 –¬†Ita√ļ-Unibanco

2 –¬†Bradesco

3 –¬†Banco do Brasil

4 –¬†BRF

5 –¬†Whirlpool

6 –¬†Johnson & Johnson

7 –¬†O Botic√°rio

8 –¬†Nestl√©

9 –¬†Ambev

10 –¬†Santander

11 –¬†BASF

12 –¬†Elektro

13 –¬†P&G

14 –¬†CCR

15 –¬†Raizen

16 –¬†AES Eletropaulo

17 –¬†Caixa Econ√īmica

18 –¬†Unilever

19 –¬†Hospital Albert Einstein

20 –¬†Coca-Cola

21 –¬†TV Globo

– PUBLICIDADE –

22 –¬†3M

23 –¬†Pfizer

24 –¬†Fleury

25 –¬†SBT

26 –¬†Roche

27 –¬†Samsung

28 –¬†Embraer

29 –¬†Sky

30 –¬†Novartis

31 –¬†Duratex

32 –¬†CVC

33 –¬†TOTVS

34 –¬†RBS

35 –¬†Sanofi-Aventis

36 –¬†Kroton

37 –¬†Philips

38 –¬†Libbs

38 –¬†Pearson

40 –¬†JBS

41 –¬†Localiza

42 –¬†Carrefour

43 –¬†SAP

44 –¬†Ecorodovias

45 –¬†Bradesco Seguros

46 –¬†Natura

47 –¬†BBSeguridade

48 –¬†Porto Seguro

49 –¬†Accor Hotelaria

50 –¬†Dasa

Os coment√°rios est√£o fechados.

Scroll to Top