Portal Administradores – Dezembro, 2015
A DOM Strategy Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa, anunciou os resultados do seu tradicional ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido. A pesquisa avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade.
Mais uma vez o Itaú Unibanco lidera a lista com a nota 8,33. No ano passado, a instituição financeira liderava com 8,24 pontos. Assim como o Itaú Unibanco, as companhias que constam no top 10 da pesquisa deste ano aparecem com notas superiores as de 2015. Com este resultado, é possível afirmar que o levantamento atual mostra que as empresas, mesmo em tempos de crise, estão cada vez mais aderentes ao termo “geração de valor”.
“O valor é materializado a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, em cada ativo, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e do interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy
Ao todo foram avaliadas 200 empresas, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão: Eficácia da Estratégia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa e Inovação, dentre outros.
Além do Itaú-Unibanco, ocupam as dez primeiras colocações do ranking, o Bradesco em segundo lugar com a nota 8,30. No ano passado, o banco conquistou o quarto lugar. O Banco do Brasil, de décimo-quarto lugar em 2014 foi parar na terceira posição com a média 8,28. A BRF/ Sadia, caiu uma casa em relação o ano passado, mas aumentou a sua nota de 8,23 para 8,26. A Johnson & Johnson e a Whirlpool, que aparecem com a mesma média de 8,22, nesta edição, no último MVP ocuparam o sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
O Boticário e a Nestlé também figuram empatados na lista de 2015 com a média de 8,21, o que confere o sétimo e o oitavo lugares deste ano. No ano passado, O Boticário era a segunda colocada e a Nestlé a quinta. A Ambev, sexto lugar em 2014, aparece na nono degrau atualmente, com 8,20. Para finalizar, o Santander encerra o Top 10 subindo da trigésima posição para a décima colocação com a pontuação 8,19. Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10.
Quanto à metodologia, a consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
Já a resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o “Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.
Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):
1 – Itaú-Unibanco
2 – Bradesco
3 – Banco do Brasil
4 – BRF
5 – Whirlpool
6 – Johnson & Johnson
7 – O Boticário
8 – Nestlé
9 – Ambev
10 – Santander
11 – BASF
12 – Elektro
13 – P&G
14 – CCR
15 – Raizen
16 – AES Eletropaulo
17 – Caixa Econômica
18 – Unilever
19 – Hospital Albert Einstein
20 – Coca-Cola
21 – TV Globo
– PUBLICIDADE –
22 – 3M
23 – Pfizer
24 – Fleury
25 – SBT
26 – Roche
27 – Samsung
28 – Embraer
29 – Sky
30 – Novartis
31 – Duratex
32 – CVC
33 – TOTVS
34 – RBS
35 – Sanofi-Aventis
36 – Kroton
37 – Philips
38 – Libbs
38 – Pearson
40 – JBS
41 – Localiza
42 – Carrefour
43 – SAP
44 – Ecorodovias
45 – Bradesco Seguros
46 – Natura
47 – BBSeguridade
48 – Porto Seguro
49 – Accor Hotelaria
50 – Dasa