Os 10 Trabalhos do CEO Moderno
1. Priorize o Acionista acima de tudo
- Persiga Resultados Superiores
- Divida a Estratégia, suas oportunidades e riscos
- Imponha excelência em Governança
- Cultive a Confiança e Transparência
- Pratique Comunicação contínua e eficaz
2. Priorize o Cliente tanto quanto o Acionista
- Conheça, defenda e valorize os Clientes Atuais
- Agregue Valor Real Percebido e alinhe seu Marketing a ele
- Relacione-se pessoalmente com os Mais Rentáveis (ou potencialmente rentáveis)
- Identifique e se posicione antecipadamente nos Novos Targets e Mercados
3. Trate o Colaborador como se fosse um Cliente
- Cerque-se dos Melhores Talentos nas melhores posições
- Contrate Pessoalmente os Novos Líderes
- Cobre Resultados: premie sucessos e puna fracassos
4. Seja Guardião da Missão, Valores e Marcas Corporativas
- Conheça e respeite profundamente a Origem e História da empresa
- Lidere pelo Exemplo – “walk the talk”
- Compartilhe poder e decisão, mas mantenha a hierarquia de forma clara
- Monitore o alinhamento da Cultura Corporativa: mind-set decisório X práticas reais
- Nunca prostitua suas Marcas: domine suas identidades
5. Compreenda e monitore obsessivamente seu Entorno Competitivo
- Mapeie seus Stakeholders e Cadeia de Valor: entenda seus interesses e poder de influência positiva ou negativa em seu negócio
- Conheça seus Concorrentes diretos e indiretos
- Conheça os Entrantes de Outros Setores; anteveja rupturas
- Nunca descole seu negócio da Economia macro e setorial
- Entenda as Tecnologias que norteiam, impactam ou podem impactar seu negócio
- Crie uma Rede de Informação contínua e eficaz; participe de redes existentes
- Desenvova Networking com os agentes de seu entorno de negócios
6. Oriente-se para gerar Resultados E Valor
- Gerencie o Curto e Longo Prazos racionalmente e em equilíbrio
- Resultados são tudo na vida do CEO: consense o que precisa entregar antes do jogo começar
- Nunca menospreze os Fundamentos Econômicos de seu modelo de negócio e setor de atuação
- Descubra os Motores de Valor de seu negócio (core-business) e alinhe suas core-competences
- Equilibre performance e valor, curto e longo prazo, Tangíveis e Intangíveis
- Não mude a Estratégia toda hora, mas saiba quando mudar de estratégia
- Garanta a implementação e o PDCA do Planejamento Estratégico
- Monitore obsessivamente Performance e Resultados
- Alinhe os modelos de Compensação e Recompensa
- 7. Maximize a eficácia em Custos e Despesas
- Descubra Ineficiências – sempre há o que cortar
- Aprenda com os erros; sistematize e cultive as Lições Aprendidas
- Demita os Colaboradores quem não performarem e/ou não tiverem os valores da empresa
- Cerque-se dos Melhores Parceiros Estratégicos como fornecedores
- Seja fiel ao Orçamento: não inche a empresa ou aceite investimentos supérfulos
- Seja o melhor amigo do CIO e do COO de sua empresa
- Torne TI e Internet (velocidade e informação) tudo que pode ser TI e Internet
- 8. Potencialize a Inovação
- Encontre Diferenciais Significativos e sustentáveis perante a concorrência; busque oceanos azuis
- Formalize o modelo de Empreendedorismo interno
- Crie Processos Sistemáticos que possibilitem e premiem a inovação e a criatividade
- Persiga Rupturas Relevantes ao padrão vigente na indústria
- 9. Opere de forma Sustentável
- Defenda Causas alinhadas ao seu core business; fuja do oportunismo
- Pratique a Sustentabilidade Triple Bottom Line em seu modelo de negócio
- Instile a cultura de Sustentabilidade de Valor em todos os colaboradores
- Aja eticamente; respeite Contratos e Compromissos assumidos
- Cumpra Leis e Regulamentações
- Busque a Diversidade como fonte de valor
- 10. Torne-se irrelevante criando Processos Excelentes
- Desenvolva um Chassis Corporativo (arquiteturas, processos, organogramas, fluxos) que maximize seus vetores competitivos
- Sistematize o Modelo de Gestão
- Gerencie o Conhecimento Corporativo e torne-o “ready to use”
- Implemente modelos de Qualidade e Excelência, normatize o que puder