Qual o objetivo do seu negócio: perenidade, crescimento, lucro imediato, reputação… ? Como você define o caminho para chegar lá: BSC, canvas, design thinking ? Qual elemento de diferenciação você vai utilizar: mix de produtos, oferta de canais, serviços, preço? Quais disciplinas vai utilizar ao longo deste caminho: comunicação, técnicas de vendas, relacionamento ?
O fato é que apesar de todas estas variações de composição de sua estratégia, o Digital tem uma contribuição importante para seu resultado final.
As contribuições do Digital
Crédito : Software AG
- Inovação
Até como disciplina recente (ainda que esteja aí há uns 20 anos), o Digital como meio ainda está descobrindo novos caminhos e por isso ainda é ambiente de inovação por si só. De qualquer forma, o Digital favorece diretamente os tradicionais ambientes de inovação, por seu caráter fortemente colaborativo e sua capacidade de suportar os ciclos típicos de inovação com :
- Pesquisa: podendo consultar rapidamente grande quantidade de pessoas (modelos de crowdsourcing, crowdfunding ou ainda simples aplicativos ou formulários disseminados pela internet)
- Flexibilidade: permitindo rápidos pilotos, testes e ajustes
- Ganhos de escala: facilitado por se tratar de ambiente tecnológico
- Novos canais
Seja pra Comunicação, Vendas ou Relacionamento, o Digital viabiliza novos pontos de contato e experiência com clientes, fornecedores ou colaboradores. Vale a citação específica para a evolução e importância atual das soluções móveis.
- Colaboração
Evidentemente que as Redes Sociais são seu principal exemplo. Mas antes delas, as mensagens instantâneas, blogs e fóruns já apontavam para as aplicações hoje exploradas por e-commerces e grandes marcas.
- Automação / Digitalização
O Digital viabiliza a redução de custos e ganho de produtividade com estes dois tópicos, levando para equipes e clientes workflows completos que, com suporte da usabilidade, garantem adoção rápida.
- Conhecimento / Analítico
Somando todas estas características acima e os recursos analíticos (BI, CRM, etc) entregues por TI, permite ganho de escala com o Digital para levar à mão (celular, tablet ou computador) dados de tomadas de decisão em formatos tão diversos quando dashboards, reports, etc.
Setores impactados pelo Digital
- Bancos e Serviços Financeiros
O setor financeiro mudou completamente sua rede de canais baseados no Digital, substituindo a agência por algum device (hoje o celular). Os serviços prestados também foram digitalizados, como Extratos, o relacionamento tem sido migrado para os ambientes web e a comercialização materializada em simuladores.
- Varejo
Setor de alta visibilidade para o impacto digital, o varejo tem no e-commerce um pilar de sua maior e mais recente transformação. Tão forte tem sido sua evolução, que está impactando a própria economia real, mudando perfil e vocação de lojas para show-rooming, mudando radicalmente diversas cadeias logísticas e alterando a relação com o consumidor com vendas cada vez mais consultivas e interativas.
- Entretenimento
Este setor vale destaque especial pois está sendo forçado pelo Digital a mudar de natureza, lógica de negócios e formato. O setor passa por forte desafio de reinvenção com alto grau de potencial de digitalização de seus produtos e serviços e, por decorrência, alto grau de pirataria de seus produtos. Por isso, tem encontrado novos modelos de distribuição, novos modelos de comercialização, reorientado seu foco de faturamento (do disco para o show, do cinema para o home theater).
Assim, dentre estes exemplos, podemos afirmar que o Digital sustenta e transforma:
- quando é meio (sem controle ou domínio), já que o usuário pode publicar e trocar dados e informações,
- quando é fim (com controle e dominio), viabilizando novos modelos e canais para empresas e instituições
Por ser tão complexo e tão incontornável, o Digital ainda precisa ser pensado de maneira específica dentro de cada modelo de negócio, dentro da estratégia corporativa. Seja como for, daqui para frente, tudo que puder ser digital, será!