Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Realizamos o Prêmio Intangíveis Brasil 2009 (PIB)  semana passada, dia 22. Em sua 3ª. Edição, o PIB mais uma vez contemplaou as companhias que melhor gerenciaram seus ativos intangíveis nos últimos 12 meses. Para eleger as vencedoras, analisamos as 1000 maiores empresas em operação no País, à exceção de holdings e das empresas excluídas da análise por reconhecidas más-práticas de gestão e performance.

A partir dos resultados obtidos, organizamos um ranking com as 50 melhores empresas na gestão integrada dos principais ativos analisados (CMDOM50) e os 5 mais bem ranqueados por categoria de ativo e por setor econômico analisado. Por fim, a DOM Strategy Partners evidencia os vencedores por categoria de ativo e por setor da economia, além de apontar o vencedor do Top Intangíveis Brasil (TIP), que é a primeira empresa no ranking CMDOM50.

Mas afinal o que são ativos intangíveis? 

Ativos intangíveis são ativos imateriais, garantidores da perenidade e da diferenciação competitiva das empresas, responsáveis pela geração e/ou proteção de valor corporativo aos acionistas e demais stakeholders das empresas. Dentre suas principais características estão: vínculo com longo prazo, caráter estratégico, interdependência entre si, potencialização dos ativos tangíveis, demanda aguda por gerenciamento e metrificação, uma vez que representam percentuais altíssimos dos orçamentos anuais corporativos, mas, ao contrário do que deveria ocorrer, ainda são, na maioria dos casos, mal-qualificados como custos e despesas gerenciados pelas chamadas “áreas-meio ou áreas-suporte”, como Marketing, TI, RH, Finanças, Jurídico, Inteligência, Estratégia, Sustentabilidade, dentre outras.

Neste ano, como em 2007 e 2008, o estudo avaliou os 8 intangíveis de maior representatividade orçamentária nas empresas, a saber: Clientes e Consumidores, Conhecimento, Tecnologia e Internet, Governança Corporativa, Inovação, Marcas, Sustentabilidade e Talentos.

Metodologia

As candidatas ao prêmio foram avaliadas, assim como nas edições anteriores, a partir da Metodologia IAM (Intangible Assets Management), proprietária da DOM Strategy Partners.

As corporações passam pelo processo de avaliação, que dura cerca de um ano, em que são levados em consideração os seguintes itens: performance em gestão e resultados nos 8 ativos intangíveis avaliados para o PIB, análise sob o ponto de vista do observador externo; análise de desempenho no mercado de capitais (para as companhias abertas); análises comparativas com benchmarks setoriais; research primário; entrevista com atores das cadeias de valor das empresas; media tracking; web screening; análise de materiais e publicações oficiais das empresas e resposta dos questionários enviados pelas empresas.

Sob a Exclusão das 1000 Maiores em Avaliação 

Foram considerados como critérios de exclusão de corporações aquelas com práticas comprovadas e julgadas de irregularidade em gestão, crimes, práticas abusivas com stakeholders, apoio ilegal à atividade pública e corrupção nos últimos 12 meses.

Outros critérios técnicos também foram adotados como fatores de punição no índice limitante da participação das empresas no PIB, como índice de reclamações sem resolução do PROCON, multas, processos trabalhistas, execuções fiscais e inexistência de ações claras (projetos e orçamentos) da companhia diretamente ligados aos intangíveis considerados.

Categorias  

As organizações contempladas foram divididas em quatro classes (Ativos Intangíveis, Setores Econômicos, Top 5 Setorial e Especial), especificadas abaixo:

Ativos Intangíveis

  • Clientes e Consumidores;
  • Conhecimento Corporativo;
  • Governança Corporativa;
  • Inovação;
  • Marcas;
  • Sustentabilidade;
  • Talentos;
  • Tecnologia e Internet

Setores Econômicos

  • Bancos;
  • Bens de Consumo não-duráveis;
  • Tecnologia e Eletroeletrônicos;
  • Mídia, internet e telecomunicações;
  • Indústria de Transformação (Metalurgia/Têxtil/Mecânica/Metalurgia/Química e Automotiva);

 

  • Infraestrutura (Papel/Petroquímica/Mineração/Siderurgia e Construção Civil);
  • Serviços Profissionais;
  • Utilities;
  • Serviços Financeiros;
  • Seguros;
  • Varejo;
  • Logística, Atacado e Distribuição;
  • Transportes e Automobilístico;
  • Farmacêutico e
  • Turismo e Entretenimento.

 Top 5 Setorial

Os vencedores desta categoria são mantidos em sigilo até a cerimônia de premiação por ser o prêmio máximo que reconhecerá as cinco empresas com a melhor gestão de ativos intangíveis.

Premiações Especiais

  • Empresa destaque em gestão de intangíveis em 2009;
  • Marca Brasil (empresa que melhor constrói a marca fora do país);
  • Setor de Luxo;
  • Pioneirismo na Gestão de Intangíveis;
  • Performance Integrada em ativos estratégicos de informação;
  • Performance Integrada em ativos estratégicos de imagem corporativa;
  • Performance Integrada em ativos estratégicos de gestão;
  • Melhor performance no novo mercado.

Confira a lista das empresas que mais investem em seus ativos intangíveis:

Conheça o exclusivo Reputation Index 2009

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top