Consumidor Moderno – Junho, 2016
Estudo “Novo mundo, novo RH”, apresenta o mapa de desenvolvimento para empresas interessadas em uma nova área de Recursos Humanos
A DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa, elaborou um estudo exclusivo para a revista Consumidor Moderno chamado “Novo mundo, novo RH”.
Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, a “área de Recursos Humanos vem ganhando importante papel estratégico, mas não sabe ao certo o quê e como entregar valor ou como se posicionar estrategicamente para o sucesso das empresas”.
A edição 2013 da revista Consumidor Moderno traz o estudo completo. Uma pesquisa que ouviu cerca de 500 vice-presidentes e diretores de RH de diversos setores no país e apontou análises cruciais para a evolução da área de Recursos Humanos das organizações.
Aqui você confere o recorte: “Mapa de Desenvolvimento do Novo RH”.
Mapa de Desenvolvimento do Novo RH
Etapas : Identificar, Categorizar, Qualificar e Quantificar.
Identificar
Atividades
Identificar os ativos intangíveis relevantes em função do setor, estratégia, conjuntura, orçamento e stakeholders.
Entregas
Mapa estratégico de ativos intangíveis para a empresa
Benefícios
Diagnóstico estratégico de intangíveis relevantes para a empresa (Setorial, Estratégia, Conjuntura, Orçamentos, Stakeholders). Alinhamento estratégico para gestão de intangíveis
Categorizar
Atividades
Categorizar os ativos nos 4 grupos de capital intangível (BSC – Balanced Scorecard – Intangível), correlacionar e ponderar os ativos por Função de Capital.
Entregas
BSC de Intangíveis e Funções de Capital Intangível
Benefícios
Planejamento estratégico da Gestão de Intangíveis (BSC Intangíveis). Desenho das Funções de Capital Intangível.
Qualificar
Atividades
Mapear processos, projetos e iniciativas responsáveis por cada ativo, atribuindo métricas e modelo de Gestão através de Scorecards
Entregas
Modelo de Gestão e Cockpits de Valor e Performance
Benefícios
Modelo de Gestão de Projetos e Iniciativas Intangíveis. Racionalização de orçamentos. Otimização dos investimentos. Mensuração de performance de projetos e pessoas.
Quantificar
Atividades
Quantificar o valor intangível da empresa e os ativos em termos de geração ou proteção de valor a partir dos Score Cards desenhados.
Entregas
Valoração de Intangíveis e Balanço de Ativos Intangíveis.
Benefícios
Mensuração de Geração e/ou Proteção de Valor Intangível. Desenho do Balanço de Intangíveis. Geração de Fatos Relevantes para Influência de Stakeholders.