Portal Executivos Financeiros – Agosto, 2016
Daniel Domeneghetti, CEO da consultoria DOM Strategy Partners
Levantamento da consultoria DOM Strategy Partners aponta instituições que apresentam melhor credibilidade e reputação
O Itaú Unibanco destacou-se mais uma vez ao apostar na inovação, no modelo digital e no atendimento ao cliente. Pela terceira vez, o banco lidera o ranking MVP Bancos (Mais Valor Produzido), criado pela consultoria focada em estratégia corporativa DOM Strategy Partners. O ranking é diferenciado pela sua abrangência, já que baseia sua análise em 62 ativos, como governança corporativa, crescimento evolutivo, qualidade de relacionamento com clientes, inovação etc.
“A grande diferença é que nossa análise da entrega dos valores tangíveis e intangíveis dos bancos é feita de fora para dentro, sob a ótica dos públicos impactados”, diz Daniel Domeneghetti, CEO da consultoria brasileira DOM Strategy Partners. No caso, o levantamento capta a percepção de clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
O Itaú Unibanco saiu na frente com a nota 8,33 na pesquisa, o que significa que a interação com os agentes da cadeia de stakeholders foi assertiva e direcionada. Na prática, o banco conseguiu demonstrar a eficácia de sua geração de proteção de valores e ativos além das questões monetárias. “Podemos dizer que o Itaú Unibanco experimentou mais e colheu os benefícios de suas iniciativas, criando uma imagem positiva entre os seus variados públicos”, explica Domeneghetti.
Há três anos, quando o estudo foi lançado, os bancos tinham como referência os seguintes marcadores de valor: escala e abrangência (solidez), funcionários, compliance-riscos e tecnologia. Os pilares apontados como relevantes continuam cruciais para o setor, porém outros surgiram, como a experiência do cliente, o mundo digital e a longevidade, associados a valores como sustentabilidade e outros.
O setor ficou mais complexo e observa-se a mudança no perfil do concorrente, com a chegada de players mais especializados, como fintechs e seguradoras. A tendência é a evolução do individual bank associado ao empoderamento do cliente/usuário que hoje utiliza outros canais na interação, como mobile e redes sociais.
Além do Itaú, o atual ranking MVP Bancos traz o Bradesco em segundo lugar, com a nota 8,30, e o Banco do Brasil na terceira posição, tendo a pontuação de 8,28 pontos. O Santander e a Caixa Econômica ocupam a quarta e quinta posições conquistando as notas 8,19 e 8,14, respectivamente.
A diferença na pontuação é pequena, o que mostra que todas as instituições estão se movimentando para adaptar o modelo atual, calcado em produtos e serviços, para o de relacionamento, proposta das fintechs. “Os grandes bancos buscam promover mudanças no seu modelo de negócios para atender diversos nichos”, explica o CEO da DOM.
O levantamento e o resultado analítico envolveram uma série de interações, pesquisas e monitoramento feitos pela consultoria com os diferentes públicos dos principais bancos e do País. A empresa mantém uma equipe de cerca de 20 pessoas que fazem o acompanhamento diário de relatórios, documentos e informações disponíveis sobre as companhias (públicas ou não) e uma pesquisa de campo e de mídias para se chegar ao resultado final.
Bancos 2016 | Nota | Bancos 2015 | Nota |
Itaú Unibanco | 8,33 | Itaú Unibanco | 8,24 |
Bradesco | 8,30 | Bradesco | 8,21 |
Banco do Brasil | 8,28 | Banco do Brasil | 8,14 |
Santander | 8,19 | Santander | 7,99 |
Caixa Econômica | 8,14 | Caixa Econômica | 7,93 |