Revista Mundo Logística – Fevereiro, 2016
Ranking Mais Valor Produzido da DOM Strategy Partners avaliou a interação da companhia com os seus clientes, acionistas, funcionários e sociedade, durante 2015.
O Grupo Martins, companhia do segmento atacado-distribuidor, é a empresa que melhor soube entregar valor tangível e intangível aos seus stakeholders, segundo a pesquisa Mais Valor Produzido (MVP) Brasil – Atacado e Logística, elaborada pela consultoria nacional DOM Strategy Partners. O objetivo do estudo é entender como as organizações se comunicaram, construíram e mantiveram a capacidade de gerar e proteger valor aos seus diferentes públicos, durante todo o ano.
O levantamento avaliou a capacidade das companhias em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, por meio de ativos, como resultados gerados, crescimento evolutivo, valor das marcas, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, cultura corporativa, inovação, conhecimento, grau de transformação e uso das tecnologias digitais, entre outros.
A resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões, que definem o Valor Corporativo de uma companhia: resultados, reputação (definida como credibilidade/imagem), competitividade e riscos.
Dessa forma, o resultado final teve o Grupo Martins liderando o ranking mais uma vez com a nota 7,92, seis décimos acima da média do ano passado, e a Coopersucar em segundo lugar, novamente, com 7,82. Em 2014, a maior comercializadora de açúcar do Brasil ficou com a nota 7,41. Já o Makro sobe um degrau, em relação à pesquisa anterior, que teve a pontuação 7,39, e fica em terceiro lugar, com 7,79. Apesar de conquistar uma nota superior à média do ano passado, na qual foi 7,39, a atacadista de cereais, Libra, aterrissa no quarto lugar do pódio, com 7,77. Fechando o top five, a Profarma aparece pela primeira vez no MVP, com 7,69.
O autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, explica que “o crescimento nas notas é fruto do esforços das empresas atacadistas distribuidoras de levarem ao mercados em que atuam uma oferta abrange, para satisfazer todos os públicos, de quem distribui até quem recebe.”