Portal Logweb – Janeiro – 2015
Pesquisa Mais Valor Produzido da DOM Strategy Partners lista as empresas com negócios em atacado e logística. Ranking inclui Copersucar, Libra, Makro e Atacadão
As empresas com negócios em atacado e logística mais valorizadas por seus stakeholders no Brasil neste ano são Grupo Martins, Copersucar, Libra, Makro e Atacadão. Os dados são do ranking “Mais Valor Produzido MVP 2014”, produzido pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
O estudo avalia a capacidade de gerar e manter o valor de empresas para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, além de si própria. Na análise, são considerados itens como eficácia da estratégia corporativa, crescimento, valor de marca, relacionamento com clientes, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, inovação e uso de tecnologias digitais.
Quatro pontos se destacam no mapeamento do valor corporativo da empresa: resultados, reputação (credibilidade e imagem), competitividade e riscos. Após serem pesquisados os principais ativos, os públicos de interesse, a interação da empresa com os stakeholders e seus resultados, o ranking deste ano ficou da seguinte maneira: Grupo Martins liderando a pesquisa com a nota 7,43; Copersucar, 7,41; Libra, 7,39; Makro, 7,37 e fechando a lista está o Atacadão, com 7,33.
“Desde o anos 90, quando o mercado de atacado e logística começou a ganhar força no Brasil, as organizações passaram a ter posições estratégicas que vão além do desenvolvimento de ferramentas técnicas. Houve um entendimento das empresas em medir os seus resultados financeiros, o desempenho da companhia e a reputação da marca em ações tangíveis e intangíveis, como credibilidade e imagem conquistadas, relacionamento com o cliente e novas maneiras de se trabalhar”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, e responsável pela pesquisa.