DCI, Abril, 2018
Das cinco redes de farmácias mais bem avaliadas pelo consumidor, quatro delas estão atreladas à grupos supermercadistas, segundo uma pesquisa da consultoria DOM Strategy Partners.
De acordo com o estudo, que mapeou por três meses as avaliações de consumidores, acionistas, funcionários e fornecedores, elenca as empresas e marcas com maior valor, tangível e intangível, ao público consumidor.
Entre as cinco mais bem avaliadas, a primeira é a supermercadista francesa Carrefour. De acordo com a 5º edição do ranking Mais Valor Produzido – Super/Hiper e Drogarias, o grupo apresentou uma nota de 8,31, em uma escala que vai de 0 a 10. O resultado de 2018 também mostra uma evolução positiva do indicador na passagem de 2017, quando o Carrefour havia somado nota 8,02.
Além da francesa, outras duas supermercadistas completam a lista: Walmart (8,19) e Grupo GPA (8,04), ambas com resultados melhores que os vistos na 4º edição do estudo e figurando na terceira e quarta colocação, respectivamente.
As duas únicas redes tradicionalmente do varejo farmacêutico a aparecer no ranking foram a Raia Drogasil, que ficou em segundo lugar e bem próximo do Carrefour (8,30) , além da varejista de origem nordestina Pague Menos (8,04), que figura em quinto lugar. Segundo o coordenador do estudo, Daniel Domeneghetti, um dos diferenciais para a boa avaliação das empresas citadas são as ações que envolvem inovação e conhecimento sobre o cliente.
“Todas elas pautaram o seu modelo de negócio seguindo tendências de digitalização e aceleração, indo além da busca por resultados financeiros.”
Para acompanhar esse movimento, a DOM incluiu na edição deste ano mais uma métrica de avaliação: a farmácia mais disruptiva.
Segundo Domeneghetti, levou vantagem na percepção do consumidor a Ultrafarma, que ficou com uma nota de 7,49.
“A linha de negócio da maior rede varejista de medicamentos online do País, que propõe uma nova forma de vender e atuar em seu segmento, foram os principais motivos para o resultado”, finaliza.