Jornal Dia a Dias – 2016
Resultado do ranking Mais Valor Produzido – Utilidades e Concessões, desenvolvido pela DOM Strategy Partners, aponta que a reputação da empresa se mantem atualizada com os seus diferentes públicos, formado principalmente por clientes, consumidores, acionistas e funcionários
A Elektro é mais uma vez campeã no ranking Mais Valor Produzido – Utilidades e Concessões, da DOM Strategy Partners. O panorama, que aponta as empresas dos setores que mais geram e protegem valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, constatou que Governança Corporativa foi o ativo mais lembrado pelos diferentes públicos da distribuidora de energia durante o levantamento da pesquisa.
Dos 62 ativos mensurados pela consultoria, a Elektro teve destaque nos quesitos Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais.
Além da Elektro, que atingiu a nota 8,19, dezesseis décimos a mais do que em 2015, a lista traz a CCR, que sobe no segundo lugar com a nota 8,17. A AES Eletropaulo, quarta colocada no ano passado, inverte de posição com a Ecorodovias, saltando de 7,91 para 8,16, ocupando, dessa forma, a terceira posição. Já a Ecorodovias, caiu de 8,01 para 7,97. A CPFL estreia no ranking na quinta e última posição com 7,91, ficando com o posto demarcado pela EDP na edição 2015.
“O aumento das médias na pesquisa deste ano é reflexo de como todas estas empresas se comunicaram de formas direcionadas e assertivas com o ciclo de vida de cada agente estratégico da cadeia de stakeholders, tendo a capacidade de materializar a geração de proteção de valores. No caso da Elektro, primeira colocada, houve uma aproximação bem forte na disseminação da cultura da sustentabilidade sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica junto à comunidade”, explica Daniel Domeneghetti, autor do ranking MVP Brasil e CEO da DOM Strategy Partners,
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, os principais nomes da indústria de utilities passou por uma avaliação de zero a dez em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Utilidades e Concessões (2016) | Nota | Utilidades e Concessões (2015) | Nota |
Elektro | 8,19 | Elektro | 8,03 |
CCR | 8,17 | CCR | 8,02 |
AES Eletropaulo | 8,16 | Ecorodovias | 8,01 |
Ecorodovias | 7,97 | AES Eletropaulo | 7,91 |
CPFL | 7,91 | EDP | 7,77 |