Adrhsp – Março, 2014
Produzida pela consultoria DOM Strategy Partners em parceria com a revista Consumidor Moderno, a pesquisa “Os desafios do CEO moderno e os instrumentos estratégicos que funcionam” apontou os principais instrumentos de gestão utilizados pelos CEOs no Brasil. Foram ouvidos 181 líderes das principais empresas do país, no período de junho a agosto de 2013. Para cada desafio identificado como um obstáculo, a pesquisa elencou as três ferramentas mais utilizadas pelos CEOs com base no número de incidências e respostas.
A seguir, alguns dos resultados:
• No desafio “Tratar o colaborador como se fosse um cliente”, 72% apostam na capacitação e no desenvolvimento de profissionais; 70% confiam no bom clima organizacional; e 51% investem em partnership ou remunerações variáveis.
• No desafio “Guardião da missão, valores e marcas corporativas”, 71% apostam na cultura corporativa; 62% confiam no branding; e 60% investem na liderança pelo exemplo.
• Já no desafio, “Gerar resultados e valor para a empresa”, 83% apostam no planejamento estratégico; 77% confiam no EVA (Economic Value Added); e 59% investem no EVM (Value Management) ou IAM (Intelectual Asset Management).
• Por sua vez, no desafio “Operar de forma sustentável”, 73% apostam em compliance; 61% confiam em responsabilidade social; e 53% investem em sustentabilidade Triple Bottom Line.