Portal Administradores – Agosto, 2015
Ao avaliar os principais bancos e empresas de serviços financeiros em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas, nasceu o ranking Mais Valor Produzido (MVP) – Banco e Serviços Financeiros, criado pela DOM Strategy Partners. Trata-se de um estudo que mostra a capacidade das empresas deste setor em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Para chegar ao resultado final, o estudo analisou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Com base em todos esses direcionadores foi elaborada uma lista dos cincos bancos por segmento que geraram valor corporativo para o seu publico: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
No ranking dos bancos focados em varejo, o Itaú-Unibanco ocupa o primeiro lugar com a nota 8,31 seguido do Bradesco, que ficou em segundo com 8,30. O Banco do Brasil fica na terceira posição com 8,28. Na sequência está o Santander (8,19) e completando a lista está a Caixa Econômica Federal (8,14).
Na lista dos bancos de atacado, o BNDES é o primeiro colocado com 7,96. Em segundo lugar aparece o Safra, com 7,94; em terceiro o Votorantim, com 7,91; em quarto, o ABC Brasil, com 7,64 e, em quinto o Daycoval, com 7,14. Quando trata-se de banco focados em investimentos, o BTG Pontual é o primeiro colocado com 7,47. Em seguida aparecem JP Morgan (7,42), BNP Paribas (7,31), Credit Suisse (7,24) e Morgan Stanlley (7,02).
Sob a ótica da reputação – nomeada de Reputation Index pela DOM Strategy Partners e que mensura quesitos como credibilidade e imagem, a ranking é liderado pelo Bradesco, com a nota 9,02. Logo atrás vem o Itaú com 9,00. Neste aspecto, o Santander ficou em terceiro lugar, com 8,88; o Banco do Brasil na quarta posição, com 8,83 e a Caixa Econômica na ultima colocação, com 8,76.
– PUBLICIDADE –
Quando analisados o poder de mercado da organização, o Itaú mais uma vez fica em primeiro lugar, com 8,66. O BB em segundo lugar com 8,52; o Bradesco em terceiro com 8,47; o BNDES em quarto, com 8,42, e o Santander em quinto, com 8,23.
No quesito Perfomance Index, que avalia os aspectos Motor Competitivo e Sistema de Gestão, o Itau Unibanco conquistou a primeira colocação com 8,91. A segunda posição ficou com o Bradesco, com 8,87; o terceiro com Santander, com 8,63; o quarto com o BTG Pontual, com 8,51; e o quinto com a Caixa Econômica Federal, com 8,44.
Por fim, em relação aos Riscos, o Maturity Index, que analisa os quesitos Sistema de Gestão e Credibilidade, o Bradesco obteve a primeira colocação, com 8,91, seguido pelo Itaú Unibanco, com 8,76. O Citibank aparece em terceiro, com 8,44; o Santander em quarto, com 8,42 e a Caixa Econômica em quinto, com 8,14.
O estudo e o resultado analítico são frutos de uma série de interações, estudos e monitorias realizados com os diferentes públicos das marcas do segmento bancário e financeiro do Brasil. Este subgrupo foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
“A pesquisa fornece uma visão atemporal no longo prazo dos bancos analisados. Percebe-se que existem bancos que apostam mais na imagem e outros mais na credibilidade”, pontua Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners.