Portal Jornal Brasil – Fevereiro, 2014
McDonald’s, C&A, Leroy Merlin e Netshoes estão presentes na lista da Dom Strategy Partners, que elenca as 73 empresas que mais geram valor na relação com seus públicos, analisando resultados, reputação e competitividade e riscos
Para avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, criou o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Varejo. A listagem contém as 73 companhias do setor que mais geram valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders.
O ranking foi dividido entre as seguintes categorias do mercado: varejo de produtos, varejo de bens de consumo, varejo financeiro, varejo de convergência, varejo de serviços e, por fim, varejo online. Ao todo são 24 núcleos diferenciados do setor contendo as três primeiras empresas colocadas de cada área.
De acordo com o levantamento, Centauro, Assaí, Alpargatas (Havaianas), Etna, Apple, Livraria Cultura, O Boticário, H.Stern, C&A, In Brands, Leroy Merlin, Fotóptica, Ipiranga, Localiza, Pão de Açúcar, Claro e Netshoes ocuparam o primeiro lugar de cada um dos 24 mercados elencados no ranking das companhias que mais geraram valor neste ano a partir da interação com os seus diferentes públicos.
No quesito rede de franquias, as empresas selecionadas foram O Boticário, Localiza e Cacau Show.
Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
“O MVP varejo foi criado com o intuito de entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade aliada à imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, pontua Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), corrente que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, os principais varejistas passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Abaixo, a lista completa com as três empresas que alcançaram maior valor no ranking de cada um dos 24 segmentos varejistas.
Artigos Esportivos
Centauro
Bayard
Track & Field
Atacado
Assaí
Martins
Makro
Calçados
Alpargatas (Havaianas)
CNS
Loja Melissa
Casa, Móveis e Decoração
Etna
Tok Stok
Via Varejo
EletroEletrônicos
Apple
Whirlpool
Samsung
Livrarias, Cultura e Entretenimento
Livraria Cultura
Saraiva
Cinemark
Farmácias, Medicamentos e Perfumaria
O Boticário
Natura
Drogaria Onofre
Franquias
O Boticário
Localiza
Cacau Show
Joias
H. Stern
Vivara
Amsterdan Sauer
Lojas de Departamentos e Magazines
C&A
Casas Bahia
Lojas Renner
Moda e Luxo
In Brands
Identidade Moda
Tiffany
Materiais de Construção
Leroy Merlin
C&C
Telha Norte
Óticas
Fotóptica
Óticas Diniz
Óticas Carol
Postos de Combustíveis
Ipiranga
Petrobras BR
Ale Combustíveis
Serviços Automotivos
Localiza
Dpaschoal
Hertz
Super e Hiper Mercados
Pão de Açúcar
Walmart
Prezunic
Telefonia
Claro
VIVO
TIM
Varejo Online/E-Commerce
Netshoes
Novapontocom
Dafiti
Turismo
CVC
TAM Viagens
Decolar.com
Brinquedos
Ri-Happy
Alô Bebê
PBKids
Vestuário
Zara
Hering
Camisaria Colombo
Alimentos e Bebidas
Nestlé
AMBEV
Coca-Cola
Alimentação
McDonald’s
Habib’s
Burger King
Aviação
Gol
Azul
TAM