Grupo ECCE-Consulting Corp.DOM Strategy PartnersInstituto TitãsInventures

Conheça as Campeãs do Varejo que mais Produzem Valor para seus Principais Públicos

Blog do Call Center – Fevereiro, 2014

McDonald’s, C&A, Leroy Merlin e Netshoes estão presentes na lista da Dom Strategy Partners, que elenca as 73 empresas que mais geram valor na relação com seus públicos, analisando resultados, reputação e competitividade e riscos

Para avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, criou o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Varejo. A listagem contém as 73 companhias do setor que mais geram valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders.

O ranking foi dividido entre as seguintes categorias do mercado: varejo de produtos, varejo de bens de consumo, varejo financeiro, varejo de convergência, varejo de serviços e, por fim, varejo online. Ao todo são 24 núcleos diferenciados do setor contendo as três primeiras empresas colocadas de cada área.

De acordo com o levantamento, Centauro, Assaí, Alpargatas (Havaianas), Etna, Apple, Livraria Cultura, O Boticário, H.Stern, C&A, In Brands, Leroy Merlin, Fotóptica, Ipiranga, Localiza, Pão de Açúcar, Claro e Netshoes ocuparam o primeiro lugar de cada um dos 24 mercados elencados no ranking das companhias que mais geraram valor neste ano a partir da interação com os seus diferentes públicos.

No quesito rede de franquias, as empresas selecionadas foram O Boticário, Localiza e Cacau Show.

Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

“O MVP varejo foi criado com o intuito de entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade aliada à imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, pontua Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), corrente que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.

A partir da premissa do conceito EVM, os principais varejistas passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Abaixo, a lista completa com as três empresas que alcançaram maior valor no ranking de cada um dos 24 segmentos varejistas.

 

Artigos Esportivos
Centauro
Bayard
Track & Field
Atacado
Assaí
Martins
Makro
Calçados
Alpargatas (Havaianas)
CNS
Loja Melissa
Casa, Móveis e Decoração
Etna
Tok Stok
Via Varejo
EletroEletrônicos
Apple
Whirlpool
Samsung
Livrarias, Cultura e Entretenimento
Livraria Cultura
Saraiva
Cinemark
Farmácias, Medicamentos e Perfumaria
O Boticário
Natura
Drogaria Onofre

Franquias

O Boticário
Localiza
Cacau Show

Joias

H. Stern
Vivara
Amsterdan Sauer

Lojas de Departamentos e Magazines

C&A
Casas Bahia
Lojas Renner

Moda e Luxo

In Brands
Identidade Moda
Tiffany

Materiais de Construção

Leroy Merlin
C&C
Telha Norte

Óticas

Fotóptica
Óticas Diniz
Óticas Carol

Postos de Combustíveis

Ipiranga
Petrobras BR
Ale Combustíveis

Serviços Automotivos

Localiza
Dpaschoal
Hertz

Super e Hiper Mercados

Pão de Açúcar
Walmart
Prezunic

Telefonia

Claro
VIVO
TIM

Varejo Online/E-Commerce

Netshoes
Novapontocom
Dafiti

Turismo

CVC
TAM Viagens
Decolar.com

Brinquedos

Ri-Happy
Alô Bebê
PBKids

Vestuário

Zara
Hering
Camisaria Colombo

Alimentos e Bebidas

Nestlé
AMBEV
Coca-Cola

Alimentação

McDonald’s
Habib’s
Burger King

Aviação

Gol
Azul
TAM

 

Ler mais: http://www.blogdocallcenter.com/news/conhe%C3%A7a-as-campe%C3%A3s-do-varejo-que-mais-produzem-valor-para-seus-principais

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top