Azul lidera ranking das melhores companhias áreas do Brasil segundo os seus stakeholders Gol, Avianca e TAM também estão na pesquisa Mais Valor Produzido (MVP) da DOM Strategy Partners que analisou a interação das empresas com os seus diferentes públicos, de acionistas a consumidores A Azul foi considerada mais uma vez por seus stakeholders como a companhia de aviação que mais produz valor tangível e intangível.
O resultado foi publicado na segunda edição do ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Aviação, criado pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.Além da Azul, que alcançou a nota 7,11, a listagem segue com a Gol em segundo lugar tendo a pontuação de 7,12; logo atrás vem a Avianca com 7,02 e a TAM fechando o ranking com 6,49 respectivamente. A ordem de colocação das empresas é a mesma do ano passado, só tendo o acréscimo de um ponto em cada companhia em relação aos resultados divulgados em 2015.
De acordo com Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, o conceito da pesquisa é entender como o mercado se comunica e valoriza essa comunicação com os seus principais públicos diante do atual panorama de estagnação. Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos. “Há uma convergência de fatores que nos aguçou para saber por quais caminhos apontam para o setor construir e manter, atualmente, a sua capacidade em gerar e proteger valor aos seus distintos públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica o executivo.