Grupo ECCE-Consulting Corp.DOM Strategy PartnersInstituto TitãsInventures

Portal PropMark – Dezembro, 2015

size_960_16_9_produtos-unilever

A DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, anuncia os resultados do ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido, tradicional pesquisa que avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade.

Mais uma vez o Itaú Unibanco lidera a lista com a nota 8,33. No ano passado, a instituição financeira liderava com 8,24 pontos. Assim como o Itaú Unibanco, as companhias que constam no top 10 da pesquisa deste ano aparecem com notas superiores as de 2015.

“O valor é materializado a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, em cada ativo, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e do interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy.

Ao todo foram avaliadas 200 empresas, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão: Eficácia da Estratégia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa e Inovação, dentre outros.

Quanto à metodologia, a consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.

Já a resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o “Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.

Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):

POSIÇÃO

EMPRESA

1

Itaú-Unibanco

2

Bradesco

3

Banco do Brasil

4

BRF

5

Whirlpool

6

Johnson & Johnson

7

O Boticário

8

Nestlé

9

Ambev

10

Santander

11

BASF

12

Elektro

13

P&G

14

CCR

15

Raizen

16

AES Eletropaulo

17

Caixa Econômica

18

Unilever

19

Hospital Albert Einstein

20

Coca-Cola

21

TV Globo

22

3M

23

Pfizer

24

Fleury

25

SBT

26

Roche

27

Samsung

28

Embraer

29

Sky

30

Novartis

31

Duratex

32

CVC

33

TOTVS

34

RBS

35

Sanofi-Aventis

36

Kroton

37

Philips

38

Libbs

38

Pearson

40

JBS

41

Localiza

42

Carrefour

43

SAP

44

Ecorodovias

45

Bradesco Seguros

46

Natura

47

BBSeguridade

48

Porto Seguro

49

Accor Hotelaria

50

Dasa

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top