Grupo ECCE-Consulting Corp.DOM Strategy PartnersInstituto TitãsInventures

Exame – Novembro, 2016

Google é considerado quase que indispensável na vida das pessoas” afirma consultoria responsável pela pesquisa

Logo do Google

“Google é considerado quase que indispensável para as pessoas” afirma pesquisa (REUTERS/Mark Blinch/)

O Google é a empresa que mais gerou valor para si e para os grupos com os quais se relaciona, como acionistas, colaboradores, clientes e sociedade.

É o que aponta a 4ª edição do estudo “MVP Brasil 2016: Mais Valor Produzido”, feito pela consultoria Dom Strategy and Partners em parceria com o Centro de Inteligência Padrão – CIP, área responsável pela condução dos estudos do Grupo Padrão.

“O Google é considerado quase que indispensável na vida das pessoas pela sua influência na sociedade e capacidade de gerar valor continuamente, mesmo em um país como o nosso” afirmou Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo e presidente do Grupo Padrão.

A companhia de tecnologia é seguida de perto no ranking pelo Itaú Unibanco e do Bradesco. Veja a lista completa abaixo.

Os bancos, inclusive, são o setor mais presente no levantamento pela 3ª vez, entre os mais equilibrados na entrega de valor para os diferentes públicos. Em seguida, está o setor de consumo, incluindo alimentos e bebidas e cosméticos.

Por outro lado, os segmentos Engenharia e Construção e Telecomunicações apresentaram os piores índices. Outro destaque do estudo foi a performance insatisfatória das estatais em geral, com exceção dos bancos públicos.

“As estatais, pelo histórico recente, acabaram comprometendo muito sua geração de valor, quando não foram vítimas de destruição de valor por conta da má gestão”, afirmou Meir.

Metodologia

O estudo MVP Brasil 2016 analisou empresas de 22 setores da economia quanto a sua capacidade de proteger e gerar valor para si e para diferentes públicos.

Eles avaliaram 1.000 empresas a partir de dados disponíveis no mercado, relatórios e documentos sobre as organizações, pesquisas de campo e mídia durante 10 meses de novembro de 2015 a agosto desse ano.

A metodologia levou em conta quatro aspectos para avaliar as companhias: resultados, reputação, competitividade e risco das corporações. Ela também pesquisou os resultados, crescimento, valor das marcas, governança corporativa, cultura e dezenas de outros itens.

Com esses indicadores em mãos, a consultoria DOM Strategy Partners e o Grupo Padrão deram uma nota para cada uma das empresas.

Categorias

O estudo também aponta quais foram as empresas que mais geraram valor para cada público. A Ambev, Alpargatas e Vale foram apontadas como aquelas que mais criaram valor para o Brasil. Para os funcionários, a Elektro, Gazin e Caterpillar estão no todo da lista.

Entre as empresas de capital aberto, o Itaú-Unibanco, Bradesco e BBSeguridade foram as que mais devolveram aos acionistas. Para as empresas de capital fechado, O Boticário, Libbs e Netshoes encabeçam a lista de valor aos acionistas.

Na categoria de valor para o cliente, na relação direta com o consumidor final, estão a Coca-Cola, Johnson & Johnson e Nestlé. Veja o ranking geral abaixo:

RankingEmpresaNota
1Google8,425
2Itaú Unibanco8,312
3Bradesco8,284
4Whirlpool8,272
5Caixa Econômica8,263
6Coca-Cola8,255
7O Boticário8,241
8Johnson & Johnson8,238
9Ambev8,229
10Banco do Brasil8,218
11Nestlé8,217
12Bunge8,214
13Elektro8,212
14EDP8,197
15Nespresso8,168
16Santander8,163
17Samsung8,148
18BASF8,142
19SBT8,139
20P&G8,114
213M8,088
22Pfizer8,078
23Kroton8,077
24AES Eletropaulo8,071
25Ipiranga8,068
26Localiza8,062
27Fleury8,049
28Ser Educacional8,043
29Roche8,038
30Unilever8,027
31Carrefour8,026
32Hospital Albert Eintein8,022
33Weg8,018
34Novartis8,017
35BRF8,016
36RaiaDrogasil8,015
37Avianca8,014
38Microsoft8,013
39Cosan8,012
40LG8,011
41Embraer8,006
42TV Globo8,004
43Hypermarcas7,997
44DOW7,976
45Hospital Sírio Libanês7,973
46Renner7,943
47Walmart7,937
48Electrolux7,934
49Bradesco Seguros7,931
50Raizen7,928

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top