O processo de geração de conhecimento da DOM Strategy Partners e demais empresas do Grupo ECC segue políticas, diretrizes e procedimentos rígidos de pesquisa, análise e formatação de dados e informações com o objetivo de contemplar todos os possíveis pontos de vista e prismas de análise, bem como antecipar e mitigar possíveis riscos à qualidade e credibilidade do conhecimento disponibilizado.
Dessa forma, temos como principais preceitos:
Etapa de Research
As informações e dados deverão:
- Ser corretas, rastreáveis e associada a fontes fidedignas.
- Adquiridas, checadas, rechecadas e atualizadas periodicamente.
- Analisadas, qualificadas e classificadas.
- Beneficiadas colaborativamente.
- Diferenciadas com inovação.
- Armazenadas como conhecimento e aprendizado para uso interno e construção de valor em nossa cadeia.
Etapa de Conceituação Teórica
O fenômeno que se quer avaliar deverá:
- Ser classificado na categoria de conhecimento correspondente e comparado com as teorias irmãs (best practices e benchmarks) para identificação de semelhanças e paralelismos.
- Partir de um modelo conceitual articulado através de mecanismos e lógicas causais.
- Prever condições, conseqüências, processos, tecnologias e demais elementos que façam parte de sua equação de ocorrência.
- Verificar qual mecanismo causal por trás do fenômeno, do sucesso do fenômeno e quais circunstâncias podem mudar o resultado da replicação dos mesmos mecanismos causais.
- Importante: Estabelecer relação causal é diferente de estabelecer correlação de atributo e resultado. Ex. pássaros têm asas (atributo) e voam (resultado). Mas não é porque têm asas (causa) que voam (efeito).
Etapa de Formatação (Output)
Por fim, o conhecimento deverá ser formatado considerando:
- A disseminação personalizada aos devidos stakeholders, com adequação de linguagem, abordagem, tom e nível de complexidade e detalhamento técnico/funcional.
- Proteção e preservação do acesso nos níveis de segurança necessários.
- Prontidão para disponibilização imediata e ready to use.