Revista Apólice, Fevereiro, 2018
“Não basta ser honesta, tem que parecer honesta”. Esta frase atribuída ao imperador romano Julio Cesar pode ser aplicada em várias outras situações. No caso do ranking elaborado pela consultoria DOM Strategy Partners, não basta as empresas dizerem que são modernas e que geram valor para seus steakholders. O levantamento mostra o nível de satisfação com empresas de diversos setores, inclusive o de seguros e saúde.
Neste momento de transformação digital, o mercado de seguros quer transmitir uma imagem de inovação e liderança. Iniciativas ligadas à tecnologia tentam agilizar e tornar mais eficientes as relações entre empresas e clientes. O ranking Mais Valor Produzido (MVP) vai além da mensuração de cifras financeiras e popularidade para entender o diálogo que o mercado de seguros constrói com diferentes públicos, assim como avalia o que é valorizado nesse contato, seja tangível ou intangível. Quatro pontos se destacam no mapeamento do valor corporativo da empresa: resultados, reputação (credibilidade e imagem), competitividade e riscos. Após serem pesquisados os principais ativos, os públicos de interesse, a interação da empresa com os stakeholders e seus resultados.
A vencedora na categoria inovação foi a Minuto Seguros, corretora que começou a vender seguros pela internet há seis anos e hoje é líder no segmento on-line. A companhia foi eleita por um grupo de stakeholders formados por acionistas, clientes, colaboradores e fornecedores, que justamente ressaltaram o fator digital da Minuto Seguros como o principal fator diferencial, que, inclusive, impulsionou mudanças no modo de outras companhias servirem e se relacionarem com os seus públicos, criando novos propósitos de modelo e perfis de atuação.
“Os stakeholders sentiram o impacto da Minuto no mercado de seguros, que se caracteriza por uma abordagem analógica muito forte, com normas, tempo e espaço próprios das seguradoras. A nova onda digital exige uma postura mais multicanalizada e a empresa entendeu essa demanda, integrando, por exemplo, redes sociais colaborativas no seu modelo de negócio”, explica Daniel Domeneghetti, desenvolvedor do estudo e CEO da consultoria.
Paralelo à conquista da Minutos Seguros, o ranking MVP – Seguradoras e Operadores de Saúde ainda classifica as cinco organizações tradicionais mais valorizadas pelos stakeholders no Brasil. A liderança ficou com BB Mapfre, seguido por Youse (Caixa), Bradesco Seguros, Liberty e Amil/UH.
Vale lembrar que os steakholders são clientes/consumidores, acionistas/investidores e funcionários das empresas. Para chegar no resultado do MVP, a consultoria ouviu estas pessoas para que eles mensurarem de 0 a 10 como as empresas entregam e produzem os 62 ativos de valor escolhidos pela DOM. Dentro os ativos estão: Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, entre outros.
Após a avaliação (este processo dura 10 meses), a equipe de pesquisadores consolida as notas recebidas em cada um dos ativos e rankeia as cinco empresas do setor que tiveram a melhor soma de notas. Em essência, a ideia do ranking é apontar se de fato as empresas entregam valor tangível e intangível para os clientes, funcionários e acionistas ou se estão apenas no campo teórico das ideias e não no prático, que seria o ideal.
Seguradoras e Operadoras de Saúde 5ª ed. | Nota | Seguradoras e Operadoras de Saúde4ª ed. | Nota |
BB e Mapfre | 8,03 | Bradesco Seguros | 7,93 |
Youse (Caixa) | 7,96 | BBSeguridade/BBMapfre | 7,70 |
Bradesco Seguros | 7,89 | Porto Seguro | 7,41 |
Liberty | 7,82 | Liberty | 7,38 |
Amil/UH | 7,81 | Amil | 7,31 |
Disruptiva: Minuto Seguros | 7,92 |
Kelly Lubiato
Revista Apólice