No Varejo – Setembro, 2017
O que coloca marcas como Starbucks, Magazine Luiza, Netshoes e Raia Drogasil lado a lado? De segmentos, tamanhos e públicos diferentes, essas redes conseguiram o que poucas conseguem: tirar a inovação do debate e inseri-la, na prática, na estratégia central dos seus negócios sem rodeios sobre metodologias. Ao lado de outras companhias do varejo, essas marcas são destaque no estudo “As Empresas mais Inovadoras no Relacionamento com o Cliente”, desenvolvido pela consultoria DOM Strategy Partners, que mostra de que forma as empresas brasileiras usam a inovação para se relacionar com o consumidor.
Com o desenvolvimento, cada vez mais veloz, de tecnologias e novos negócios disruptivos, a inovação tem sido a grande busca e também a grande preocupação de empresas de qualquer setor. No varejo, ela tem sido encarada como a fonte de juventude desses novos tempos. É que o consumidor final criou, a partir da geração Millennial, um novo mindset que privilegia acesso e experiências em detrimento de posses e sacolas cheias de itens. Os smartphones, cada vez mais “smarts”, contribuem para acelerar a corrida pelo novo, diferente e inovador.
Setor que representa a última milha da cadeia de produção, o varejo tem colocado a inovação como prioridade diante de tantas mudanças. E embora nem todos consigam sair da teoria, os que conseguem garantem resultados expressivos. Não à toa o varejo representa 43% das 50 empresas mais inovadoras do País, de acordo com o estudo. “A inovação no varejo responde a uma combinação de dois fatores: um cliente com expectativas cada vez maiores e fornecedores que investem muito mais em tecnologia”, afirma Daniel Domeneghetti, CEO da consultoria responsável pelo estudo.