Teletime – Março, 2017
Os serviços de TV por assinatura, telecomunicações e contact center mostraram uma nota máxima menor na “entrega de valor tangível e intangível” no Brasil em 2016, segundo a quarta edição do ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil para esses setores e que foi conduzido pela consultoria DOM Strategy Partners. Na pesquisa, nenhuma das teles aparece entre os 50 primeiros colocados na lista de todos os setores – que é liderada pelo Google, com nota 8,42.
Na área de TV/telecom/contact center, a Sky repetiu a liderança no ano anterior, mas com nota menor: caiu de 8,04 para 7,89. Por outro lado, todas as outras empresas deste recorte apresentaram aumento na nota em relação ao estudo referente a 2015: Vivo cresceu de 7,46 para 7,86; Claro/Net saiu de 7,34 para 7,85; e a TIM subiu de 7,13 para 7,43. Em quinto lugar neste ano apareceu a Nextel, com 7,03 – no ano passado, o ranking mostrava a empresa de contact center Atento, com 7,06.
A consultoria afirma que a liderança consecutiva da Sky no MVP de telecom demonstra “gestão ética e transparente aos controladores”. Em comunicado, o coordenador do ranking e CEO da empresa, Daniel Domeneghetti, afirma ainda que o primeiro posto se deve a “movimentos recentes da companhia” para levar conteúdo ao cliente enquanto “se antecipa” às tendências de convergência de plataformas digitais.
Segundo a DOM, o objetivo do MVP é “analisar e entender como as empresas se comunicam, constroem e mantêm a capacidade para gerar e proteger valor por meio dos seus diferentes públicos, ativos e dos indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”. A entidade avalia “ativos” como resultados gerados, crescimento evolutivo, valor das marcas, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, cultura corporativa, inovação, conhecimento, grau de transformação e uso de tecnologias digitais.