Portal PropMark – Dezembro, 2015
A DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, anuncia os resultados do ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido, tradicional pesquisa que avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade.
Mais uma vez o Itaú Unibanco lidera a lista com a nota 8,33. No ano passado, a instituição financeira liderava com 8,24 pontos. Assim como o Itaú Unibanco, as companhias que constam no top 10 da pesquisa deste ano aparecem com notas superiores as de 2015.
“O valor é materializado a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, em cada ativo, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e do interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy.
Ao todo foram avaliadas 200 empresas, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão: Eficácia da Estratégia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa e Inovação, dentre outros.
Quanto à metodologia, a consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
Já a resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o “Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.
Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):
POSIÇÃO |
EMPRESA |
1 |
Itaú-Unibanco |
2 |
Bradesco |
3 |
Banco do Brasil |
4 |
BRF |
5 |
Whirlpool |
6 |
Johnson & Johnson |
7 |
O Boticário |
8 |
Nestlé |
9 |
Ambev |
10 |
Santander |
11 |
BASF |
12 |
Elektro |
13 |
P&G |
14 |
CCR |
15 |
Raizen |
16 |
AES Eletropaulo |
17 |
Caixa Econômica |
18 |
Unilever |
19 |
Hospital Albert Einstein |
20 |
Coca-Cola |
21 |
TV Globo |
22 |
3M |
23 |
Pfizer |
24 |
Fleury |
25 |
SBT |
26 |
Roche |
27 |
Samsung |
28 |
Embraer |
29 |
Sky |
30 |
Novartis |
31 |
Duratex |
32 |
CVC |
33 |
TOTVS |
34 |
RBS |
35 |
Sanofi-Aventis |
36 |
Kroton |
37 |
Philips |
38 |
Libbs |
38 |
Pearson |
40 |
JBS |
41 |
Localiza |
42 |
Carrefour |
43 |
SAP |
44 |
Ecorodovias |
45 |
Bradesco Seguros |
46 |
Natura |
47 |
BBSeguridade |
48 |
Porto Seguro |
49 |
Accor Hotelaria |
50 |
Dasa |