Portal Mundo do Marketing – Junho, 2015
Companhias foram avaliadas em 62 ativos estratégicos. Natura, Procter & Gamble, Johnson & Johnson e Unilever também aparecem no ranking da DOM Strategy Partners
O Boticário, Natura, Procter & Gamble, Johnson & Johnson e Unilever estão entre as empresas do setor que mais produzem valor, segundo a percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. O ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Beleza e Cosméticos 2015 elaborado pela DOM Strategy Partners avaliou 62 ativos estratégicos que geram e criam valor internamente e também para consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Pelo segundo ano consecutivo, O Boticário mantém a liderança no levantamento com a pontuação de 8,23. A posição, no entanto, ainda traz algumas incertezas, principalmente no binômio 2015/2016, em que a estratégia de diversificação de marcas, multicanalidade e multiplicidade de propostas está em jogo. A Johnson & Johnson sobe duas casas e fica em segundo lugar com a nota 8,21; a P&G figura na terceira colocação com 8,18. Encerrando a listagem, vem a Unilever (7,96) e a Natura (7,66), que no ano passado estava na segunda posição.
A resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos. Alguns outros tópicos considerados foram Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação e Conhecimento.
As principais companhias cosméticas e de higiene pessoal do Brasil passaram por uma avaliação de zero a 10 em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores. O mercado brasileiro de cosméticos representa mais de 1,8% do PIB nacional, com faturamento de R$ 101,7 bilhões em 2014, segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).