Portal Administradores – Agosto, 2014
Muitos empresários enfrentam um dilema ao misturar estratégias e táticas, gerando muitas vezes uma confusão entre estratégia de negócio com estratégia e táticas de marketing. Esta confusão impossibilita que os profissionais envolvidos na ação tenham uma visão clara dos processos, de suas prioridades e atribuições.
Após produzir o estudo “E o marketing para as empresas feitas para clientes?”, em maio deste ano, que ouviu CEOs e executivos de marketing, gestão de clientes e comunicação corporativa das 1000 maiores empresas do País de vários setores da economia, resolvi criar 10 insights sobre o novo marketing. O intuito é esclarecer as empresas no que tange à incorporação eficaz estratégias práticas de marketing em seu cotidiano corporativo. As dicas abaixo visam criar uma atmosfera de transformação no setor.
- Os clientes e consumidores se transmutam a todo momento, se avatarizam, se multiplicam, se conectam, experimentam e repaginam os conceitos de segmentação, de lealdade e de fidelidade, além de redesenhar experiências e seu ciclo de vida, cocriando produtos e serviços, influenciando outros consumidores, gerando mídia e tendências;
- Na dinâmica da fidelidade, quanto mais rico, agregador de valor, eficiente, duradouro e honesto for o processo de relacionamento empresa-cliente, mais dinheiro esse cliente injetará na empresa, por mais tempo;
- A internet é um vetor eterno de revisão de modelos de negócio e ampliação de oportunidades e riscos e de amplificação de seus efeitos todos…
- Novos e infinitos canais, digitais, presenciais, convergentes, móveis, colaborativos, experienciais aparecem a todo instante e as empresas devem, rapidamente, entender como conectá-los, integrá-los, maximizá-los…
- A mídia se transforma a cada instante, assim como as práticas e possibilidades de advertisement e de vendas, branding e relacionamento
- A credibilidade das mídias tradicionais está em cheque: 6% dos americanos entre 20 e 45 anos confia em propagandas de TV, contra 41% em redes sociais. A TV, uma mídia ainda pouco rastreável e interativa, representa entre 60% e 70% de todo orçamento anual de advertising das 200 maiores empresas americanas;
- O conceito de praça se tornou uma abstração com a possibilidade, antes vetada pela física, de se estar em mais de um lugar, ao mesmo tempo;
- As promoções…bem, ainda são promoções… Com tudo que têm de bom e de ruim…
- Em paralelo, varejo e indústria se reinventam em seu core business na proposta de valor, nos produtos e nos serviços;
- Os acionista querem (e cobrarão cada vez mais) saber o que acontece com todo o orçamento anual consumido pelo marketing.
Portando, ao planejar sobre como o marketing apoiará a sua empresa no futuro, é preciso pensar sempre no eterno ciclo vicioso que envolve o mundo do marketing: Quanto mais você vende aos seus clientes, mais você sabe sobre eles. Quanto mais você souber sobre eles, fica cada vez mais fácil elevar as vendas de produtos. Simples assim!