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AliceRamos – Março, 2014

Microsoft, Totvs, Claro e Vivo são algumas das companhias presentes no top 10 ranking mais valor produzido (MVP), levantamento criado pela Dom Strategy Partners com o intuito de analisar a interação das empresas com os seus diferentes públicos.
Por Ana Claudia Bacellar

Caros leitores desejo a todos um extraordinário e vibrante 2014.

Trago para vocês um estudo realizado pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, no qual conhecemos as 10 empresas de Telecom e TI que mais geraram valor no ano que passou.

Metodologia

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

O levantamento foi realizado entre setembro e dezembro do ano passado e foram pesquisados e monitorados públicos das principais companhias do setor no país, recortados a partir de listas elaboradas pela revista Exame e pelo jornal Valor Econômico. Ao todo foram 1000 entrevistados entre clientes, consumidores, acionistas e funcionários.

Principais Resultados

Para avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, a DOM Strategy Partners criou o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – TI e Telecom.

A listagem, discriminada abaixo, contém as dez companhias dos setores que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. De acordo com o ranking, Microsoft (nota de 7,95), TOTVS (7,92), Stefanini (7,90), IBM (7,89), SAP (7,74), Claro (7,13), Vivo (7,04), GVT (7,02), TIM (6,96) e Atento (6,82), foram as empresas que mais geraram valor em 2013 a partir da interação com os seus diferentes públicos.

Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias de Telecom e Tecnologia da Informação, bem como as empresas de Contact Center passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

“A proposta do MVP para a área de TI e Telecom é entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

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