Portal Economia SC – Março, 2014
A Whirlpool, Samsung, Apple, Eternit e a Philips foram as cinco companhias campeãs.
A Whirlpool, Samsung, Apple, Eternit e a Philips foram as cinco companhias do setor de bens de consumo duráveis que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. O levantamento foi feito pela DOM Strategy Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa.
O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, O ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Bens de Consumo Duráveis avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.