Portal EmbalaWeb – Fevereiro, 2014
A DOM Strategy Partners, consultoria focada em estratégia corporativa, listou as 73 empresas varejistas que mais geram valor na relação com seus públicos: clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. O levantamento foi divido em 24 núcleos diferenciados do setor contendo as três primeiras empresas colocadas de cada área.
Nomeado de “Estudo MVP Brasil”, foram pesquisados e monitorados diferentes públicos das 200 principais companhias focadas em varejo do País, recortadas pela DOM a partir das mil maiores empresas. O que direcionou a pesquisa foi uma metodologia própria da consultoria que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas é agregado – ou destruído – e quantificado em função da percepção que os públicos dessas companhias tem ao interagir com elas, seja em processos de comunicação, relacionamento ou transações.
As varejistas que mais agradam os consumidores são: Centauro, Assaí, Alpargatas (Havaianas), Etna, Apple, Livraria Cultura, O Boticário, H.Stern, C&A, In Brands, Leroy Merlin, Fotóptica, Ipiranga, Localiza, Pão de Açúcar, Claro e Netshoes ocuparam o primeiro lugar de cada um dos 24 mercados elencados no ranking das companhias que mais geraram valor neste ano a partir da interação com os seus diferentes públicos. No quesito rede de franquias, as empresas selecionadas foram O Boticário, Localiza e Cacau Show.