Consumidor Moderno – Dezembro, 2013
A DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, se apoiou nos últimos 12 meses num estudo que une um conjunto de fundamentos econômicos, técnicos e de gestão que, somada a uma rigorosa disciplina metodológica na compreensão, comparação e normatização dos diferentes rankings, avaliou os direcionadores de geração de valor pelas empresas.
Junto a essa profunda imersão sobre a análise das empresas, a consultoria também realizou a avaliação de relatórios, documentos e informações disponíveis sobre as companhias (públicas ou não), sem contar uma intensa pesquisa de campo e de mídias para se chegar a um resultado confiável, publicamente demonstrável e dar origem ao ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Bancos e Serviços Financeiros 2013.
Desse levantamento, materializou-se o ranking TOP MVP Bancos e Serviços Financeiros, que contém as 10 instituições que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. Na lista estão Bradesco, Itaú-Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Cielo, Alelo, Serasa Experian, Losango e Edenred.
“Os bancos investem e aprimoram as interações com diferentes públicos a cada dia que passa para a construção e manutenção de sua capacidade de geração e proteção de valor, fazendo com que suas estratégias sejam voltadas para a priorização de ativos e indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
O objetivo do levantamento foi avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos dos principais bancos e serviços financeiros do País.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Para viabilizar a pesquisa, a DOM Strategy Partners se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), proprietária da consultoria e comprovada na prática, pois está em operação em 44 das 100 maiores empresas do País, que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders quando das interações e processos de comunicação, relacionamento e transações de cada empresa com cada um desses públicos priorizados.
A partir da premissa do conceito EVM, os principais bancos e empresas de serviços financeiros escolhidos passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
São exemplos dos 62 ativos avaliados: Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento Corporativo, Tecnologia da Informação, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.