A adequação aos inconstantes e mutáveis desejos, necessidades e hábitos de compra dos consumidores é condição sine qua non para os varejistas prosperarem na dinâmica atual do mercado.
Mais do que vender produtos e serviços, o papel dos varejistas nos mercados de consumo atuais passa por identificar e compreender o perfil de cada um dos seus nichos de clientes e construir relacionamentos de longo prazo com base em uma percepção de marca forte, qualidade e credibilidade.
O paradoxo vivido pelas empresas do setor é que, além da imposição de melhorar a qualidade de seus produtos, serviços e relacionamento, os varejistas precisam combinar a necessidade de crescer quantitativamente para ganhar escala e a exigência de melhorar o retorno do capital investido.
Dado o ciclo de maturação e pay back típico dos modelos de varejo tradicionais, a alquimia entre estes dois elementos só se transforma em ouro com grande esforço.
Porém, a aquisição de competências corporativas como Planejamento Estratégico; desenvolvimento e implementação de Estratégias Comerciais, de Posicionamento de Produtos e Serviços e de Relacionamento com Clientes; práticas de Gestão do Conhecimento e Inteligência de Mercado; e compreensão e Gestão de Ativos Intangíveis são cada vez mais prementes.