A inovação pode se expressar de muitas formas – inovações sociais, de comportamento, biológicas, educacionais, etc – mas nada se compara, em termos de novas possibilidades, velocidade e amplitude, à inovação tecnológica. O acompanhamento e adequação aos movimentos tecnológicos – que se renovam na velocidade de meses – é difícil para qualquer empresa ou setor da ecomomia.
Não poderia ser diferente para o setor de Real Estate: construções, shoppings, casas, prédios residenciais e comerciais e todos os demais tipos de imóveis não acompanharam a evolução do estilo de vida contemporâneo e se tornaram obsoletas em suas características, disposições e tecnologia embarcada.
Transformar estruturas físicas de padrão antigo em estruturas inteligentes do futuro com a integração de sistemas de comunicação (telefonia, video, colaboração, IP, etc), segurança (câmeras, controle de acesso, proteção contra fogo, etc), infra-estrutura (energia, água, gás, transporte, ventilação, etc) e serviços agregados (educacionais, financeiro, saúde, beleza, comércio, hospitalidade, serviços corporativos, etc) como forma de gerar oportunidades comerciais e agregar valor aos mercados e clientes é o desafio do Real Estate atual.
A concepção e implementação de Estratégias de Evolução e Adoção Tecnológica, Estratégia de Posicionamento e Diferenciação de Produtos e Serviços, Estratégia de Marketing e Branding e aGestão do Relacionamento com Clientes e Stakeholders de relevância são atividades das quais as empresas do setor não podem abrir mão.