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Os 10 Mandamentos da Gestão de Intangíveis

 

1. Reconheça que eles existem e compreenda sua 

  • compreenda sua natureza
    • são imateriais
    • geralmente estão associados a valor e não a resultados financeiros
    • têm função de gerar e/ou proteger valor
    • são habilitadores de competitividade de longo prazo
    • só têm valor se percebidos pelo observador externo
    • fortalecem a reputação corporativa
  • Reconheça sua relevância estratégica
  • Considere-os ativos de valor
  • Como tal, objetive mensurá-los


2. Identifique os intangíveis que detêm

 

  • Compreenda as reais competências de sua empresa
  • Identifique os intangíveis que ela detêm
  • Compare com os intangíveis exigidos pela dinâmica competitiva de seu setor
  • Contextualize-os em sua estratégia corporativa (objetivos, metas, orçamentos, etc)
  • Mapeie o impacto (trocas, relações e relacionamentos) dos intangíveis em cada stakeholder interno e externo


3. Conheça a realidade operacional

  • Identifique os atuais donos e responsáveis formais ou informais
  • Evidencie as metas consensadas e as expectativas associadas
  • Compreenda como são mensurados atualmente
  • Mapeie os veículos de entrega desses ativos: canais, projetos, ações, iniciativas e processos
  • Identifique os clientes e fornecedores internos, bem como os usuários e interessados nesses ativos


4. Categorize-os nos Grupos de Capital de Valor

  • Rankeie-os por relevância estratégica
  • Exclua os menos relevantes (menor impacto, esforço, orçamento, etc)
  • Clusterize-os por tipo de Capital de Valor: Institucional, de Relacionamentos, Organizacional e Intelectual
  • Organize-os por stakeholder e veículo de entrega


5. Construa dashboards gerenciais

  • Defina objetivos estratégicos para cada ativo
  • Isole-os por stakeholder
  • Atribua metas para cada objetivo estratégico
  • Matricie os intangíveis por geração e/ou proteção de valor
  • Associe KPIs para a performance dos processos associados
  • Escolha métricas relevantes e viáveis
  • Construa um dashboard de performance
  • Link este dashboard à estratégia corporativa
  • Associe KPIs de valor para os grupos de KPIs de performance
  • Escolha métricas relevantes e viáveis
  • Construa um dashboard de valor


6. Qualifique-os para gerenciabilidade

  • Formalize as fontes e bases de dados e informação (sistemas, pessoas, etc) para os KPIs
  • Oficialize sponsors
  • Oficialize gestores responsáveis
  • Determine o modelo de accountability
  • Antecipe os riscos
  • Considere o suporte de um change management


7. Desenvolva um modelo de gestão sistêmico

  • Identifique os gaps operacionais, gerenciais e tecnológicos
  • Construa um plano de ação e contingência
  • Implemente PDCA
  • Crie rotinas para que se rodem os dashboards periodicamente
  • Construa outputs relevantes (relatórios, apresentações, demonstrativos, inputs para o BSC, etc)


8. Quantifique-os

  • Atribua pesos e ponderações a cada ativo em cada Capital de Valor
  • Rode os dashboards de performance e valor
  • Aplique as Funções de Capital com essas ponderações
  • Compare a performance operacional
  • Analise a geração e/ou proteção de valor no período


9. Ajuste metas e orçamentos

  • Analise os resultados
  • Ajuste as metas de cada intangível
  • Corrija orçamentos e alocação de recursos e esforços
  • Ajuste, retire ou agregue novos KPIs
  • Eventualmente ajuste as métricas
  • Prepare o novo ciclo
  • Premie a geração/proteção de valor relevante


10. Comunique-os e desenvolva o Balanço de Intangíveis

  • Construa o Balanço de Intangíveis
  • Associe-o ao Balanço Corporativo e Social
  • Reforce com os stakeholders internos como esses ativos geram/protegem valor
  • Comunique aos stakeholders externos sua excelência em geração/proteção de valor em intangíveis (considere a relevância específica para cada stakeholder)
  • Desenvolva uma estratégia de alinhamento e formação de percepção positiva no mercado
  • Crie mensagens para imprensa (PR, Comunicação Corporativa, etc)
  • Integre-o com as práticas de governança corporativa
  • Crie mensagens e rotinas com os acionistas e investidores (RI, CFO, CEO, etc)

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