Os 10 Mandamentos da Gestão de Intangíveis
1. Reconheça que eles existem e compreenda sua
- compreenda sua natureza
- são imateriais
- geralmente estão associados a valor e não a resultados financeiros
- têm função de gerar e/ou proteger valor
- são habilitadores de competitividade de longo prazo
- só têm valor se percebidos pelo observador externo
- fortalecem a reputação corporativa
- Reconheça sua relevância estratégica
- Considere-os ativos de valor
- Como tal, objetive mensurá-los
2. Identifique os intangíveis que detêm
- Compreenda as reais competências de sua empresa
- Identifique os intangíveis que ela detêm
- Compare com os intangíveis exigidos pela dinâmica competitiva de seu setor
- Contextualize-os em sua estratégia corporativa (objetivos, metas, orçamentos, etc)
- Mapeie o impacto (trocas, relações e relacionamentos) dos intangíveis em cada stakeholder interno e externo
3. Conheça a realidade operacional
- Identifique os atuais donos e responsáveis formais ou informais
- Evidencie as metas consensadas e as expectativas associadas
- Compreenda como são mensurados atualmente
- Mapeie os veículos de entrega desses ativos: canais, projetos, ações, iniciativas e processos
- Identifique os clientes e fornecedores internos, bem como os usuários e interessados nesses ativos
4. Categorize-os nos Grupos de Capital de Valor
- Rankeie-os por relevância estratégica
- Exclua os menos relevantes (menor impacto, esforço, orçamento, etc)
- Clusterize-os por tipo de Capital de Valor: Institucional, de Relacionamentos, Organizacional e Intelectual
- Organize-os por stakeholder e veículo de entrega
5. Construa dashboards gerenciais
- Defina objetivos estratégicos para cada ativo
- Isole-os por stakeholder
- Atribua metas para cada objetivo estratégico
- Matricie os intangíveis por geração e/ou proteção de valor
- Associe KPIs para a performance dos processos associados
- Escolha métricas relevantes e viáveis
- Construa um dashboard de performance
- Link este dashboard à estratégia corporativa
- Associe KPIs de valor para os grupos de KPIs de performance
- Escolha métricas relevantes e viáveis
- Construa um dashboard de valor
6. Qualifique-os para gerenciabilidade
- Formalize as fontes e bases de dados e informação (sistemas, pessoas, etc) para os KPIs
- Oficialize sponsors
- Oficialize gestores responsáveis
- Determine o modelo de accountability
- Antecipe os riscos
- Considere o suporte de um change management
7. Desenvolva um modelo de gestão sistêmico
- Identifique os gaps operacionais, gerenciais e tecnológicos
- Construa um plano de ação e contingência
- Implemente PDCA
- Crie rotinas para que se rodem os dashboards periodicamente
- Construa outputs relevantes (relatórios, apresentações, demonstrativos, inputs para o BSC, etc)
8. Quantifique-os
- Atribua pesos e ponderações a cada ativo em cada Capital de Valor
- Rode os dashboards de performance e valor
- Aplique as Funções de Capital com essas ponderações
- Compare a performance operacional
- Analise a geração e/ou proteção de valor no período
9. Ajuste metas e orçamentos
- Analise os resultados
- Ajuste as metas de cada intangível
- Corrija orçamentos e alocação de recursos e esforços
- Ajuste, retire ou agregue novos KPIs
- Eventualmente ajuste as métricas
- Prepare o novo ciclo
- Premie a geração/proteção de valor relevante
10. Comunique-os e desenvolva o Balanço de Intangíveis
- Construa o Balanço de Intangíveis
- Associe-o ao Balanço Corporativo e Social
- Reforce com os stakeholders internos como esses ativos geram/protegem valor
- Comunique aos stakeholders externos sua excelência em geração/proteção de valor em intangíveis (considere a relevância específica para cada stakeholder)
- Desenvolva uma estratégia de alinhamento e formação de percepção positiva no mercado
- Crie mensagens para imprensa (PR, Comunicação Corporativa, etc)
- Integre-o com as práticas de governança corporativa
- Crie mensagens e rotinas com os acionistas e investidores (RI, CFO, CEO, etc)