Grupo ECCE-Consulting Corp.DOM Strategy PartnersInstituto TitãsInventures

Uma simples compilação das capas das principais revistas e jornais de negócios do mundo retrata que temas como conhecimento, talentos, marcas, sustentabilidade, relacionamentos, inovação, tecnologia e governança corporativa passaram a ser cada vez mais importantes para as empresas.

Isso se deu porque os ativos intangíveis passaram a representar uma parcela significante do valor das empresas (ou a diferença entre seu valor de mercado e seu valor contábil).

Uma outra maneira de avaliar a evolução da importância dos ativos intangíveis na economia é relembrar quais eram (e em que setores atuavam) as maiores organizações do mundo nas décadas passadas (ver tabela comparativa).

A tabela acima é interessante, pois ilustra que, com exceção da General Motors e da Exxon Mobil, o setor de atuação das maiores empresas norte-americanas passou de uma base petrolífera/industrial para serviços (e tecnologia).

A própria General Electric, fundada por Thomas Edison, é um ótimo exemplo disso. A empresa iniciou seus negócios na área de eletricidade e lâmpadas, passando por grandes contratos de fornecimento de motores militares. Atualmente, os principais ramos de negócio incluem Serviços Financeiros, Health & Care e Entretenimento.

Definições sobre Intangíveis

São várias as definições existentes acerca dos intangíveis.

Para a Brookings Institution, ativos intangíveis são fatores não físicos que contribuem, ou são usados, na produção de produtos ou serviços ou que irão gerar benefícios produtivos futuros para pessoas ou organizações que os controlam ou os utilizam.

No Brasil, de acordo com o pronunciamento do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), um ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física ou, então, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill).

Principais Livros

  1. Ativos Intangíveis: O Real Valor das Empresas.
  2. Intangible Assets: Valuation and Economic Benefit
  3. Valuation for Financial Reporting : Fair Value Measurements and Reporting, Intangible Assets, Goodwill and Impairment 
  4. From Poverty to Prosperity: Intangible Assets, Hidden Liabilities and The Lasting Triumph over Scarcity
  5. Intangible Assets and Value Creation
  6. Weightless Wealth: find your real value in a future of intangible assets

 

A Gestão de Alguns Intangíveis na linha do tempo da Gestão Corporativa:


Acessar IAM

 

As discussões sobre Ativos Intangíveis não serão mais um modismo gerencial. Um dos objetivos desse histórico, em especial das seções de linha do tempo, é mostrar como a administração moderna tem evoluído de maneira a abarcar mais apropriadamente temas relacionados à gestão de intangíveis.

Batemos na tecla que os intangíveis são geradores e protetores de valor de médio e longo prazo para as corporações e, portanto, devem ser geridos como tal.

Links de Interesse:

Caso tenha interesse em aprofundar seu conhecimento sobre o tema Ativos Intangíveis, seguem abaixo links de alguns dos melhores artigos desenvolvidos pela equipe de consultores da Dom Strategy Partners:

  1. http://www.slideshare.net/domstrategy/ativos-intangveis – PDF com 19 dos melhores artigos produzidos pela Dom Strategy Partners nos últimos anos.
  2. http://www.domsp.com.br/midia/sala-de-imprensa/dom-na-midia – Link com todos os artigos, pesquisas, estudos, análises e entrevistas sobre Ativos Intangíveis e outros temas relacionados ao Dom Strategy Partners.
  3. http://www.domsp.com.br/white-papers/colaborador-2.0-a-redefinicao-do-modelo-de-gestao – Colaborador 2.0 – A Redefinição do Modelo de Gestão de Recursos Humanos.
  4. http://www.domsp.com.br/maison/conhecimento/10-mandamentos/os-10-mandamentos-da-gestao-de-intangiveis – Os 10 Mandamentos da Gestão de Intangíveis.

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top