Para sobreviverem e se perpetuarem, as culturas corporativas devem cada vez mais prezar pela flexibilidade e adaptabilidade às novas tendências e demandas que se amplificam, principalmente a partir da evolução tecnológica, da chegada de novas gerações ao mercado de trabalho e das mudanças sistêmicas demandadas pelas iniciativas privada, pública e civil, caracterizadas pela bandeira da Sustentabilidade.
A aplicação da Sustentabilidade nas organizações representa a “Compreensão dos Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais de uma Empresa sobre seus Stakeholders e Entorno e a Adoção de Modelos, Programas, Projetos, Práticas e Ações que Permitam Garantir e Potencializar o Equilíbrio destes 3 Aspectos no Presente e Futuro”. Porém, a evolução de sua adoção e aplicação nas organizações necessariamente deve passar por considerar o conceito de Geração e Proteção de Valor Tangível e Intangível aos 3 Pilares da Sustentabilidade.
O formato metodológico desenvolvido pela DOM/SP para aplicação integrada de tais conceitos e definições de Valor (Tangível e Intangível), Finalidade (Geração e Proteção) e Dimensões (Econômico, Social e Ambiental = TBL = Triple Bottom Line = 3Ps… que podem ser acrescidas de novas dimensões, conforme as necessidades da empresa, como, por exemplo, a dimensão Cultural ou Tecnológica) se chama, para efeito de simplificação e condensação de terminologia, IAM Matrix 3Ps. Tal metodologia é representada por uma matriz tridimensional que organiza o Valor de uma organização em quadrantes com características e finalidades específicas.
Tal organização – em termos de aplicação prática através de Estratégia, Tática (Governança) e Operação (Gestão) – tem como benefícios centrais a potencialização de foco e sinergia para a ação e, conseqüentemente, a obtenção de resultados superiores. Dessa forma, na estrutura descrita, temos o seguinte:
QUADRANTES
EIXOS DE FINALIDADE
EIXOS DE VALOR
Cada eixo possui um contorno e um valor específico e suas intersecções, combinadas com as dimensões 3Ps, determinam quadrantes de atuação e ações relacionadas.
Em outras palavras, a partir do conceito de Valor, a organização orienta suas ações tanto para Gerar Valor quanto para Proteger Valor, considerando os 3 pilares da Sustentabilidade.
Dessa forma, a título de exemplo: Econômico
- Geração de Valor
- Tangível
- Geração de Resultados Financeiros
- Novas Oportunidades de Negócio com Públicos de Interesse
- Novos Produtos, Serviços e Fontes de Receita
- Inovações Disruptivas e Competitivas
- Etc
- Intangível
- Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Econômicos de Geração
- Comunicação, Relacionamento, Colaboração, Envolvimento, Co-Construção
- Posicionamento e Comunicação de Atributos de Geração de Valor
- Etc
- Tangível
- Proteção de Valor
- Tangível
- Proteção de Resultados Financeiros
- Ganho de Eficiência Operacional
- Redução de Custos
- Eliminação de Passivos Jurídicos
- Economia de Recursos de Atividades e Processos Core e Não Core
- Etc
- Intangível
- Preservação da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Econômicos
- Gestão de Crises (Polêmicas, Boatos, etc)
- Atuação sobre Percepção Temas Críticos
- Posicionamento e Comunicação de Atributos de Proteção de Valor
- Etc
- Tangível
Social Geração de Valor
- Tangível
- Desenvolvimento Regional
- Geração de Renda e Emprego
- Engajamento e Coesão Social
- Perpetuidade Social (Demandas dos Públicos de Interesse)
- Cidadania Corporativa
- Etc
- Intangível
- Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Sociais
- Comunicação, Relacionamento, Colaboração, Envolvimento, Co-Construção
- Posicionamento e Comunicação de Atributos de Geração de Valor
- Etc
Proteção de Valor
- Tangível
- Conformidade Social (Demandas dos Públicos de Interesse)
- Código de Conduta e Ética
- Saúde e Segurança
- Respeito a Leis e Regulamentações
- Intangível
- Preservação da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Sociais
- Gestão de Crises (Polêmicas, Boatos, etc)
- Atuação sobre Percepção dos Temas Críticos
- Posicionamento e Comunicação de Atributos de Proteção de Valor
- Etc
Ambiental
- Geração de Valor
- Tangível
- Perpetuidade Ambiental (Aspectos de Sustentabilidade)
- Economia de Carbono
- Reciclagem de Resíduos e Efluentes
- Biodiversidade e Preservação Ambiental (Responsabilidade Indireta)
- Etc
- Intangível
- Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Ambientais
- Comunicação, Relacionamento, Colaboração, Envolvimento, Co-Construção
- Posicionamento e Comunicação de Atributos de Geração de Valor
- Etc
- Tangível
- Proteção de Valor
- Tangível
- Conformidade Ambiental (Aspectos de Sustentabilidade)
- Compensação Gases de Efeito Estufa
- Neutralização de Substâncias Tóxicas
- Biodiversidade e Preservação Ambiental (Responsabilidade Direta)
- Etc
- Intangível
- Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Ambientais
- Gestão de Crises (Polêmicas, Boatos, etc)
- Atuação sobre Percepção dos Temas Críticos
- Posicionamento e Comunicação de Atributos de Proteção de Valor
- Etc
- Tangível
Porém, a IAM Matrix 3Ps transcende a mera aplicação gerencial agregando uma camada de quantificação, composta de indicadores e métricas de mensuração que permitem avaliar a eficiência do investimento realizado em termos do Valor Gerado e Protegido.
A partir de uma visão sistêmica e integrada, fundamentada em indicadores de Geração e Proteção de Valor Econômico, Social e Ambiental, Tangível e Intangível, as organizações poderão definir seu modelo de atuação alinhado às necessidades, demandas e desejos de seus múltiplos públicos de interesse. Essa é a receita da liderança, perenidade e sustentabilidade de qualquer organização em um novo jogo, de novas regras, menos “cada um em seu quadrado” e mais Valor Compartilhado.