Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Para sobreviverem e se perpetuarem, as culturas corporativas devem cada vez mais prezar pela flexibilidade e adaptabilidade às novas tendências e demandas que se amplificam, principalmente a partir da evolução tecnológica, da chegada de novas gerações ao mercado de trabalho e das mudanças sistêmicas demandadas pelas iniciativas privada, pública e civil, caracterizadas pela bandeira da Sustentabilidade.

A aplicação da Sustentabilidade nas organizações representa a “Compreensão dos Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais de uma Empresa sobre seus Stakeholders e Entorno e a Adoção de Modelos, Programas, Projetos, Práticas e Ações que Permitam Garantir e Potencializar o Equilíbrio destes 3 Aspectos no Presente e Futuro”. Porém, a evolução de sua adoção e aplicação nas organizações necessariamente deve passar por considerar o conceito de Geração e Proteção de Valor Tangível e Intangível aos 3 Pilares da Sustentabilidade.

O formato metodológico desenvolvido pela DOM/SP para aplicação integrada de tais conceitos e definições de Valor (Tangível e Intangível), Finalidade (Geração e Proteção) e Dimensões (Econômico, Social e Ambiental = TBL = Triple Bottom Line = 3Ps… que podem ser acrescidas de novas dimensões, conforme as necessidades da empresa, como, por exemplo, a dimensão Cultural ou Tecnológica) se chama, para efeito de simplificação e condensação de terminologia, IAM Matrix 3Ps. Tal metodologia é representada por uma matriz tridimensional que organiza o Valor de uma organização em quadrantes com características e finalidades específicas.

Tal organização – em termos de aplicação prática através de Estratégia, Tática (Governança) e Operação (Gestão) – tem como benefícios centrais a potencialização de foco e sinergia para a ação e, conseqüentemente, a obtenção de resultados superiores. Dessa forma, na estrutura descrita, temos o seguinte:


QUADRANTES

EIXOS DE FINALIDADE


EIXOS DE VALOR

Cada eixo possui um contorno e um valor específico e suas intersecções, combinadas com as dimensões 3Ps, determinam quadrantes de atuação e ações relacionadas.

Em outras palavras, a partir do conceito de Valor, a organização orienta suas ações tanto para Gerar Valor quanto para Proteger Valor, considerando os 3 pilares da Sustentabilidade.

Dessa forma, a título de exemplo: Econômico

  • Geração de Valor
    • Tangível
      • Geração de Resultados Financeiros
      • Novas Oportunidades de Negócio com Públicos de Interesse
      • Novos Produtos, Serviços e Fontes de Receita
      • Inovações Disruptivas e Competitivas
      • Etc
    • Intangível
      • Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Econômicos de Geração
      • Comunicação, Relacionamento, Colaboração, Envolvimento, Co-Construção
      • Posicionamento e Comunicação de Atributos de Geração de Valor
      • Etc
  • Proteção de Valor
    • Tangível
      • Proteção de Resultados Financeiros
      • Ganho de Eficiência Operacional
      • Redução de Custos
      • Eliminação de Passivos Jurídicos
      • Economia de Recursos de Atividades e Processos Core e Não Core
      • Etc
    • Intangível
      • Preservação da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Econômicos
      • Gestão de Crises (Polêmicas, Boatos, etc)
      • Atuação sobre Percepção Temas Críticos
      • Posicionamento e Comunicação de Atributos de Proteção de Valor
      • Etc

Social Geração de Valor

  • Tangível
    • Desenvolvimento Regional
    • Geração de Renda e Emprego
    • Engajamento e Coesão Social
    • Perpetuidade Social (Demandas dos Públicos de Interesse)
    • Cidadania Corporativa
    • Etc
    • Intangível
      • Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Sociais
      • Comunicação, Relacionamento, Colaboração, Envolvimento, Co-Construção
      • Posicionamento e Comunicação de Atributos de Geração de Valor
      • Etc

Proteção de Valor

  • Tangível
    • Conformidade Social (Demandas dos Públicos de Interesse)
    • Código de Conduta e Ética
    • Saúde e Segurança
    • Respeito a Leis e Regulamentações
    • Intangível
      • Preservação da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Sociais
      • Gestão de Crises (Polêmicas, Boatos, etc)
      • Atuação sobre Percepção dos Temas Críticos
      • Posicionamento e Comunicação de Atributos de Proteção de Valor
      • Etc

Ambiental

  • Geração de Valor
    • Tangível
      • Perpetuidade Ambiental (Aspectos de Sustentabilidade)
      • Economia de Carbono
      • Reciclagem de Resíduos e Efluentes
      • Biodiversidade e Preservação Ambiental (Responsabilidade Indireta)
      • Etc
    • Intangível
      • Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Ambientais
      • Comunicação, Relacionamento, Colaboração, Envolvimento, Co-Construção
      • Posicionamento e Comunicação de Atributos de Geração de Valor
      • Etc
  • Proteção de Valor
    • Tangível
      • Conformidade Ambiental (Aspectos de Sustentabilidade)
      • Compensação Gases de Efeito Estufa
      • Neutralização de Substâncias Tóxicas
      • Biodiversidade e Preservação Ambiental (Responsabilidade Direta)
      • Etc
    • Intangível
      • Potencialização da Reputação (Imagem e Credibilidade) – Temas Ambientais
      • Gestão de Crises (Polêmicas, Boatos, etc)
      • Atuação sobre Percepção dos Temas Críticos
      • Posicionamento e Comunicação de Atributos de Proteção de Valor
      • Etc

Porém, a IAM Matrix 3Ps transcende a mera aplicação gerencial agregando uma camada de quantificação, composta de indicadores e métricas de mensuração que permitem avaliar a eficiência do investimento realizado em termos do Valor Gerado e Protegido.

A partir de uma visão sistêmica e integrada, fundamentada em indicadores de Geração e Proteção de Valor Econômico, Social e Ambiental, Tangível e Intangível, as organizações poderão definir seu modelo de atuação alinhado às necessidades, demandas e desejos de seus múltiplos públicos de interesse. Essa é a receita da liderança, perenidade e sustentabilidade de qualquer organização em um novo jogo, de novas regras, menos “cada um em seu quadrado” e mais Valor Compartilhado.

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top