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Acompanhar os desafios do mercado sempre foi uma prática recorrente de
grandes varejistas, principalmente porque eles precisam estar em
conformidade com os anseios do novo cliente, cada vez mais empoderado e
conectado. Pensando sob o ponto de vista da aplicabilidade destes
desafios, a consultoria de marketing DOM Strategy Partners reuniu os principais insights após conversar com líderes e executivos das 50 principais varejistas em atividade no Brasil.

A
relação está alinhada com macrotendências globais, que são consideradas
movimentos importantes e que, também, devem influenciar o mercado de
varejo nos próximos anos. ‘Os produtos não são mais unicamente o centro
da relação comercial, os clientes buscam experiência. Serviços e
conteúdos agora estarão associados cada vez mais a vias multicanais
digitais puros ou integrados aos canais tradicionais’, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

1. Adequar-se à transformação digital

O
novo básico do varejo é o digital. Os clientes atuais e futuros –
geração Y, classes emergentes, consumidor 2.0 – estarão cada vez mais
online, em rede, participando de comunidades, integrados em diversos
devices móveis, convergentes e colaborativos (MCC).

2. Competitividade superior e percebida em ambiente de excesso de oferta

Comunicação,
players de outros setores, baixas fronteiras, comparação de preços,
múltiplos canais e facilidades de pagamento são aspectos de atenção
dobrada.

3. Implementação efetiva do multi-varejo

Diversos formatos, canais, modelos. Todos se convergindo para melhor a experiência do cliente.

4. Desafio do produto certo

Ele precisa estar no formato certo, na hora certa, para pessoa certa, no momento e local certo.

5. Agregação de serviços e facilidades

Itens que devem ser diferenciais de valor.

6. Cadeias eficazes como fator crítico de sucesso

Agilidade, disponibilidade, entrega, controle, aprendizado e sustentabilidade.

7. Relacionamento e colaboração

A conexão deve ocorrer com consumidores e demais atores.

8. Correta equação PWR (Profitability-WalletShare-RelationshipValue)

O processo deve ocorrer com diferentes clusters e segmentos de consumidores abordagem local/singular mais global acessível.

9. Feedback contínuo positivo da marca e da oferta (Experiência Única)

Criação de links RAID (Razão, Emoção, Instinto e Desejo) com diferentes grupos de consumidores.

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