Acompanhar os desafios do mercado sempre foi uma prática recorrente de
grandes varejistas, principalmente porque eles precisam estar em
conformidade com os anseios do novo cliente, cada vez mais empoderado e
conectado. Pensando sob o ponto de vista da aplicabilidade destes
desafios, a consultoria de marketing DOM Strategy Partners reuniu os principais insights após conversar com líderes e executivos das 50 principais varejistas em atividade no Brasil.
A
relação está alinhada com macrotendências globais, que são consideradas
movimentos importantes e que, também, devem influenciar o mercado de
varejo nos próximos anos. ‘Os produtos não são mais unicamente o centro
da relação comercial, os clientes buscam experiência. Serviços e
conteúdos agora estarão associados cada vez mais a vias multicanais
digitais puros ou integrados aos canais tradicionais’, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
1. Adequar-se à transformação digital
O
novo básico do varejo é o digital. Os clientes atuais e futuros –
geração Y, classes emergentes, consumidor 2.0 – estarão cada vez mais
online, em rede, participando de comunidades, integrados em diversos
devices móveis, convergentes e colaborativos (MCC).
2. Competitividade superior e percebida em ambiente de excesso de oferta
Comunicação,
players de outros setores, baixas fronteiras, comparação de preços,
múltiplos canais e facilidades de pagamento são aspectos de atenção
dobrada.
3. Implementação efetiva do multi-varejo
Diversos formatos, canais, modelos. Todos se convergindo para melhor a experiência do cliente.
4. Desafio do produto certo
Ele precisa estar no formato certo, na hora certa, para pessoa certa, no momento e local certo.
5. Agregação de serviços e facilidades
Itens que devem ser diferenciais de valor.
6. Cadeias eficazes como fator crítico de sucesso
Agilidade, disponibilidade, entrega, controle, aprendizado e sustentabilidade.
7. Relacionamento e colaboração
A conexão deve ocorrer com consumidores e demais atores.
8. Correta equação PWR (Profitability-WalletShare-RelationshipValue)
O processo deve ocorrer com diferentes clusters e segmentos de consumidores abordagem local/singular mais global acessível.
9. Feedback contínuo positivo da marca e da oferta (Experiência Única)
Criação de links RAID (Razão, Emoção, Instinto e Desejo) com diferentes grupos de consumidores.