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Portal Administradores, julho, 2013

1. Priorize o Acionista acima de tudo

•   Persiga Resultados Superiores
•   Divida a Estratégia, suas oportunidades e riscos
•   Imponha excelência em Governança
•   Cultive a Confiança e Transparência
•   Pratique Comunicação contínua e eficaz

2. Priorize o Cliente tanto quanto o Acionista

•   Conheça, defenda e valorize os Clientes Atuais
•   Agregue Valor Real Percebido e alinhe seu Marketing a ele
•   Relacione-se pessoalmente com os Mais Rentáveis (ou potencialmente rentáveis)
•   Identifique e se posicione antecipadamente nos Novos Targets e Mercados

3. Trate o Colaborador como se fosse um Cliente

•   Cerque-se dos Melhores Talentos nas melhores posições
•   Contrate Pessoalmente os Novos Líderes
•   Cobre Resultados: premie sucessos e puna fracassos

4. Seja Guardião da Missão, Valores e Marcas Corporativas

•   Conheça e respeite profundamente a Origem e História da empresa
•   Lidere pelo Exemplo – “walk the talk”
•   Compartilhe poder e decisão, mas mantenha a hierarquia de forma clara
•   Monitore o alinhamento da Cultura Corporativa: mind-set decisório X práticas reais
•   Nunca prostitua suas Marcas: domine suas identidades

5. Compreenda e monitore obsessivamente seu Entorno Competitivo
•   Mapeie seus Stakeholders e Cadeia de Valor: entenda seus interesses e poder de influência positiva ou negativa em seu negócio
•   Conheça seus Concorrentes diretos e indiretos
•   Conheça os Entrantes de Outros Setores; anteveja rupturas
•   Nunca descole seu negócio da Economia macro e setorial
•   Entenda as Tecnologias que norteiam, impactam ou podem impactar seu negócio
•   Crie uma Rede de Informação contínua e eficaz; participe de redes existentes
•   Desenvova Networking com os agentes de seu entorno de negócios

6. Oriente-se para gerar Resultados E Valor

•   Gerencie o Curto e Longo Prazos racionalmente e em equilíbrio
•   Resultados são tudo na vida do CEO: consense o que precisa entregar antes do jogo começar
•   Nunca menospreze os Fundamentos Econômicosde seu modelo de negócio e setor de atuação
•   Descubra os Motores de Valor de seu negócio (core-business) e alinhe suas core-competences
•   Equilibre performance e valor, curto e longo prazo, Tangíveis e Intangíveis
•   Não mude a Estratégia toda hora, mas saiba quando mudar de estratégia
•   Garanta a implementação e o PDCA do Planejamento Estratégico
•   Monitore obsessivamente Performance e Resultados
•   Alinhe os modelos de Compensação e Recompensa

7. Maximize a eficácia em Custos e Despesas

•   Descubra Ineficiências – sempre há o que cortar
•   Aprenda com os erros; sistematize e cultive as Lições Aprendidas
•   Demita os Colaboradores quem não performarem e/ou não tiverem os valores da empresa
•   Cerque-se dos Melhores Parceiros Estratégicos como fornecedores
•   Seja fiel ao Orçamento: não inche a empresa ou aceite investimentos supérfulos
•   Seja o melhor amigo do CIO e do COO de sua empresa
•   Torne TI e Internet (velocidade e informação) tudo que pode ser TI e Internet

8. Potencialize a Inovação

•   Encontre Diferenciais Significativose sustentáveis perante a concorrência; busque oceanos azuis
•   Formalize o modelo de Empreendedorismo interno
•   Crie Processos Sistemáticos que possibilitem e premiem a inovação e a criatividade
•   Persiga Rupturas Relevantes ao padrão vigente na indústria

9. Opere de forma Sustentável

•   Defenda Causas alinhadas ao seu core business; fuja do oportunismo
•   Pratique a Sustentabilidade Triple Bottom Line em seu modelo de negócio
•   Instile a cultura de Sustentabilidade de Valorem todos os colaboradores
•   Aja eticamente; respeite Contratos e Compromissos assumidos
•   Cumpra Leis e Regulamentações
•   Busque a Diversidade como fonte de valor

10. Torne-se irrelevante criando Processos Excelentes

•   Desenvolva um Chassis Corporativo (arquiteturas, processos, organogramas, fluxos) que maximize seus vetores competitivos
•   Sistematize o Modelo de Gestão
•   Gerencie o Conhecimento Corporativo e torne-o “ready to use”
•   Implemente modelos de Qualidade e Excelência, normatize o que puder

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