Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Ranking apresenta as 50 empresas que mais geraram Valor no Brasil em 2015

Portal Administradores – Dezembro, 2015

A DOM Strategy Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa, anunciou os resultados do seu tradicional ranking MVP Brasil 2015: Mais Valor Produzido. A pesquisa avalia as 50 empresas do Brasil que têm a capacidade de geração e proteção de valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade.

Mais uma vez o Itaú Unibanco lidera a lista com a nota 8,33. No ano passado, a instituição financeira liderava com 8,24 pontos. Assim como o Itaú Unibanco, as companhias que constam no top 10 da pesquisa deste ano aparecem com notas superiores as de 2015. Com este resultado, é possível afirmar que o levantamento atual mostra que as empresas, mesmo em tempos de crise, estão cada vez mais aderentes ao termo “geração de valor”.

“O valor é materializado a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, em cada ativo, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e do interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy

Ao todo foram avaliadas 200 empresas, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão: Eficácia da Estratégia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa e Inovação, dentre outros.

Além do Itaú-Unibanco, ocupam as dez primeiras colocações do ranking, o Bradesco em segundo lugar com a nota 8,30. No ano passado, o banco conquistou o quarto lugar. O Banco do Brasil, de décimo-quarto lugar em 2014 foi parar na terceira posição com a média 8,28. A BRF/ Sadia, caiu uma casa em relação o ano passado, mas aumentou a sua nota de 8,23 para 8,26. A Johnson & Johnson e a Whirlpool, que aparecem com a mesma média de 8,22, nesta edição, no último MVP ocuparam o sétimo e oitavo lugares, respectivamente.

O Boticário e a Nestlé também figuram empatados na lista de 2015 com a média de 8,21, o que confere o sétimo e o oitavo lugares deste ano. No ano passado, O Boticário era a segunda colocada e a Nestlé a quinta. A Ambev, sexto lugar em 2014, aparece na nono degrau atualmente, com 8,20. Para finalizar, o Santander encerra o Top 10 subindo da trigésima posição para a décima colocação com a pontuação 8,19. Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10.

Quanto à metodologia, a consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.

Já a resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o “Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.

Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):

1 – Itaú-Unibanco

2 – Bradesco

3 – Banco do Brasil

4 – BRF

5 – Whirlpool

6 – Johnson & Johnson

7 – O Boticário

8 – Nestlé

9 – Ambev

10 – Santander

11 – BASF

12 – Elektro

13 – P&G

14 – CCR

15 – Raizen

16 – AES Eletropaulo

17 – Caixa Econômica

18 – Unilever

19 – Hospital Albert Einstein

20 – Coca-Cola

21 – TV Globo

– PUBLICIDADE –

22 – 3M

23 – Pfizer

24 – Fleury

25 – SBT

26 – Roche

27 – Samsung

28 – Embraer

29 – Sky

30 – Novartis

31 – Duratex

32 – CVC

33 – TOTVS

34 – RBS

35 – Sanofi-Aventis

36 – Kroton

37 – Philips

38 – Libbs

38 – Pearson

40 – JBS

41 – Localiza

42 – Carrefour

43 – SAP

44 – Ecorodovias

45 – Bradesco Seguros

46 – Natura

47 – BBSeguridade

48 – Porto Seguro

49 – Accor Hotelaria

50 – Dasa

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top