Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Decicion, Maio – 2017

Consultoria Dom Strategy Partners ouviu mais de 500 empresas varejistas com o objetivo de descobrir em quais canais elas pretendem focar suas atuações omnichannel neste ano

A DOM Strategy Partners realizou uma pesquisa com 529 empresas varejistas para descobrir em quais canais digitais elas pretendem focar suas atuações multicommerce neste ano.

Os supermercados e hipermercados são os segmentos mais propensos a investirem em plataformas digitais como forma de maximizar a experiência multicanal com o cliente. De acordo com o levantamento, 84% das companhias com este tipo de comércio deste modelo de comércio revelam que pretendem intensificar suas estratégias omnichannel focando em lojas virtuais. Outros estabelecimentos foram avaliados e os índices seguem com moda/têxtil (62%), franquias (61%) e flagships, conhecidas também como lojas conceito (58%).

Enquanto as lojas físicas olham para o ambiente online, o e-commerce, que já possuí presença consolidada na web, tem a intenção de fortalecer o atendimento ao cliente nas redes sociais, nos aplicativos e no modelo door to door (entrega porta a porta). A pesquisa aponta que 33% das lojas que vendem artigos esportivos na internet pretendem direcionar seus esforços nas redes sociais e nos aplicativos. Em drogarias, 49% dos entrevistas falaram da meta de ampliar o ponto de contato com o consumidor em sites de relacionamento como Facebook, Instagram e Snapchat.

Já o sistema door to door aparece na lista como foco de 47% das lojas de cosmético e beleza, de 39% das livrarias e dos personal exchange (C2C). Em contrapartida, 42% dos estabelecimentos no formato Pick & Buy, que engloba lojas com conceito AM/PM, quer focar a sua atuação multicanal nas lojas físicas, fazendo o caminho inverso da maioria das varejistas de ir do ambiente online para o offline.

“A pesquisa constatou que as varejista são cientes de que o consumidor não distingue mais online do offline. O desafio atual do varejo é o canalizar por quais meios mútuos serão realizados o relacionamento com o cliente. Esteja ele conectado às redes sociais, compartilhando, validando suas opiniões com amigos, pesquisando, indicando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista. O varejo compreendeu que o caminho para estar mais próximo do consumidor final é a multicanalidade”, diz Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Scroll to Top