Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Ekonomista – Janeiro, 2016

No ranking das empresas mais inovadoras do mundo, o Brasil não está muito bem colocado: ocupa a 61ª posição na lista, mas cai para o 71º no cálculo de proporção de eficiência. Mas há algumas empresas no país que estão fazendo esforços reais para mudar essa realidade. O investimento crescente em pesquisa e desenvolvimento, a atenção às tendências e às opiniões dos funcionários e consumidores e também uma boa dose de persistência são os ingredientes principais que as empresas inovadoras do Brasil utilizaram para se destacar em 2015. Veja o ranking criado pela Forbes Brasil das empresas mais inovadoras da atualidade no país.

As empresas inovadoras que ganharam destaque no Brasil em 2015

Afinal, o que é inovação no ambiente empresarial? Segundo o especialista Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, “é a capacidade sistêmica de adequar, incrementar ou modificar padrões estabelecidos. Melhorar é adequar ou incrementar. Modificar é gerar ruptura dos modelos de negócios, processos, sistemas de gestão, produtos, serviços, tecnologias, comportamentos, dentre outros”. Portanto, para chegar a essa lista,foram considerados critérios como:

  • A metodologia que considera a adequação – capacidade da organização de se equiparar aos padrões do mercado
  • O incremento – habilidade para criar vantagem competitiva explorando novos nichos
  • A ruptura – capacidade que novas empresas têm de mudar as regras de um setor ao entrar no mercado, em vez de se adaptar a ele.
  • A oferta de produtos e serviços inovadores
  • A interatividade com o consumidor
  • A disponibilização de formatos e modelos diferentes de atendimento
  • A qualidade da gestão de relacionamento com o cliente
  • A experiência da marca durante o consumo

Como se tratam de empresas com histórias, receitas e de setores muito diferentes, a revista Forbes considerou que seria injusto colocá-las em uma lista que comparasse quem foi mais ou menos inovadora durante o ano de 2015. Portanto, o ranking é das empresas que mais inovaram no ano passado nos diferentes setores, em ordem alfabética:

Chili Beans

A empresa brasileira de óculos de sol e acessórios teve crescimento e expansão durante o ano de 2015 e tornou-se a maior empresa de óculos escuros da América Latina. A adequação ao mercado, parceria com outras empresas e eventos (como o Rock in Rio, por exemplo) e investimento no contato com o cliente trouxe a Chili Beans para a lista de empresas inovadoras do Brasil.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

Cristália

A Cristália é uma empresa de produtos químicos e farmacêuticos que foge do trivial. Ela tem investido em medicamentos biotecnológicos e fármacos de alta intensidade de valor e impacto. Desta forma, o reconhecimento não demorou a surgir: é hoje a maior produtora de anestésicos da América Latina. Em dezembro, a Cristália anunciou a aquisição da Latinofarma e iniciou então a sua atuação no mercado de oftalmologia.

Elektro

A Elektro é uma empresa distribuidora de energia que inova na relação com o cliente, na preocupação socioambiental e na incorporação de novos serviços.

Embraer

A Embraer, conglomerado brasileiro de fabricantes de aviões tem vários motivos para estar na lista das empresas inovadoras do país. No transporte civil, difundiu-se no mundo com custos operacionais competitivos. No transporte militar, desenvolveu o KC390  para transporte de tropas e cargas, busca pela competição global em aeronaves de combate. E finalmente, na aviação executiva, incorporou o design e a arte com a mesma competência que lidou com aerodinâmica.

10 livros online grátis sobre o mundo dos negócios

Granbio

A jovem empresa Granbio, inaugurada em 2011, é pioneira na geração de energia renovável no Brasil – o etanol de 2ª geração – o combustível mais limpo do mundo. A empresa transformou desperdício em fonte de energia sustentável.  Conta com o apoio e o financiamento da Finep, a Agência Brasileira de Inovação.

Natura

A empresa cosmética brasileira ancorou, com sucesso, o propósito de produzir produtos para o setor de beleza baseado na sustentabilidade e no uso da biodiversidade brasileira.

Netshoes

Quando a empresa surgiu, ouviu muitos “nãos” do mercado pelos investidores não acreditarem na venda de calçados esportivos pela internet. A empresa provou que estavam errados e hoje é pioneira no setor, com volume de vendas impressionante.

O Boticário

Inovação em comunicação e marketing fizeram com que a marca brasileira de cosméticos ganhasse notoriedade no ano de 2015.  A empresa cresceu e hoje é mais do que apenas a bandeira O Boticário, já é um holding que tem outros negócios de sucesso como o “Quem disse, Berenice?”.

Sem Parar

A empresa inovou com a passagem non-stop (sem parar) para pedágios em rodovias e também nas catracas de shoppings, hospitais e edifícios.  Mas a Sem Parar não parou por aí, agora o investimento da marca é em combustíveis.

WEG

A WEG é uma empresa especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas. Segundo a Forbes, é uma das poucas empresas brasileiras com aptidão para tornar-se uma empresa sistemista aos moldes da GE, Siemens e Bosch. Trabalhou a inovação em diversas linhas de produtos complementares e solidificou uma proposta de atuação de mercado com base em segmentos de aplicação

Whirpool

A Whirlpool Corporation é a maior fabricante mundial de electrodomésticos. Além dos tradicionais produtos indispensáveis para casa, a marca inovou na criação de uma máquina que faz suco, refrigerantes, chás, cafés, frapês, energéticos e até mesmo drinks em segundos, a partir do uso de cápsulas. Essa criação que promete mudar hábitos elevou em muitos graus a imagem de inovação da companhia.

Empresas inovadoras que fizeram sucesso em 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top